Título do Trabalho
O JOGO: DA METAFÍSICA DO ARTISTA EM NIETZSCHE À LEITURA DE FINK
Autores
  • Gabriel Gnann
Modalidade
RESUMO (práticas profissionais ou estudos teóricos)
Área temática
Fenomenologia, pensamento existencial e filosofia: ensaios teóricos
Data de Publicação
02/12/2024
País da Publicação
Portugal | Portugal
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/891624-o-jogo--da-metafisica-do-artista--em-nietzsche-a-leitura-de-fink
ISBN
978-65-272-0873-0
Palavras-Chave
Nietzsche, Eugen Fink, metafísica, jogo, filosofia, ontologia, metafísica do artista
Resumo
Esta pesquisa investiga a noção de jogo na metafísica do artista de Friedrich Nietzsche, a relação entre o artista e a criança, e sua subsequente interpretação e amplificação pela filosofia de Eugen Fink. Partimos da compreensão nietzschiana do jogo como uma metáfora central que encapsula sua visão do mundo como um processo dinâmico de constante criação e destruição. Esta ideia, desenvolvida em oposição à tradição metafísica ocidental que busca valores fixos e imutáveis, é central para a filosofia de Nietzsche. Nossa análise se concentra na metafísica do artista de Nietzsche, especialmente em sua obra O Nascimento da Tragédia, e confronta essa perspectiva com outras obras significativas, como Assim Falou Zaratustra. Além disso, este estudo investiga como Eugen Fink expande a noção de jogo de Nietzsche. Fink não vê o jogo apenas como uma metáfora estética, mas como uma ontologia fundamental, onde a realidade é percebida como um campo de possibilidades em constante fluxo, sem um fundamento estável. Através de uma leitura detalhada de textos-chave de Fink, incluindo sua obra Oásis de Jogo, destacamos como o filósofo interpreta e transforma a ideia de jogo de Nietzsche, integrando-a em sua própria filosofia. O diálogo filosófico entre Nietzsche e Fink revela uma série de convergências e divergências importantes. Enquanto Nietzsche utiliza o jogo para desafiar e desmantelar as construções metafísicas tradicionais, Fink eleva o jogo a um princípio ontológico, sugerindo que a essência do ser é intrinsecamente lúdica. Esta pesquisa busca aprofundar a relação entre esses dois pensadores, contribuindo para uma compreensão mais profunda do papel do jogo na filosofia. Ao explorar como a noção de jogo é fundamental para a concepção de Nietzsche sobre a metafísica do artista e sua filosofia dionisíaca, mostramos que o jogo não é apenas uma metáfora, mas um elemento central na estrutura de sua visão de mundo. Através desta investigação, esperamos proporcionar novas perspectivas sobre a interseção entre metafísica e estética na obra de Nietzsche e a maneira como Fink constrói sua própria filosofia a partir dessa interseção.
Título do Evento
Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial
Cidade do Evento
Lisboa
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GNANN, Gabriel. O JOGO: DA METAFÍSICA DO ARTISTA EM NIETZSCHE À LEITURA DE FINK.. In: Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Instituto NUCAFE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/891624-O-JOGO--DA-METAFISICA-DO-ARTISTA--EM-NIETZSCHE-A-LEITURA-DE-FINK. Acesso em: 21/05/2025

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