Título do Trabalho
O TRABALHO DA AGRESSIVIDADE INFANTIL NA CLÍNICA FENOMENOLÓGICA
Autores
  • Lara Raquel Rodrigues e Souza
Modalidade
RESUMO (práticas profissionais ou estudos teóricos)
Área temática
Clínica Psicológica nos diversos espaços: reflexões sobre a práxis
Data de Publicação
02/12/2024
País da Publicação
Portugal | Portugal
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/891424-o-trabalho-da-agressividade-infantil-na-clinica-fenomenologica
ISBN
978-65-272-0873-0
Palavras-Chave
agressividade infantil, era da técnica, clínica fenomenológica
Resumo
Em um horizonte epocal marcado pela busca por uma existência sem ranhuras, não há modo de lida que corresponda melhor a essa era do que a via do controle. Nesse sentido, qualquer modo de ser que vá de encontro com o imperativo da felicidade representa uma fissura na concretização dessa idealização e, assim, significado como um fenômeno a ser reparado com urgência. Nesse contexto, este resumo objetiva refletir acerca do trabalho com a agressividade infantil na clínica fenomenológica como um contraponto a tal lógica hegemônica. Para tal, as reflexões têm como base a prática clínica da autora no acompanhamento psicoterápico de crianças e suas famílias. Nessa perspectiva, ao iniciar este trabalho com a escuta dos adultos, foi percebida uma forma de significar o comportamento agressivo consoante ao sentido hegemônico, como um modo de se relacionar com o mundo que deveria ser urgentemente eliminado enquanto possibilidade. Sob tal cenário, foi apresentada à família uma outra maneira de compreender o sintoma, sendo este um caminho usado pela criança para se comunicar. Com isso, há o convite para que os adultos correspondam a esta tentativa de comunicação e busquem compreender o sentido das manifestações agressivas. Nesse viés, é facilitado um processo reflexivo a fim de possibilitar que eles ampliem a visão a respeito da apresentação deste modo de ser. Em paralelo, junto à criança, a escuta precisa se adequar à linguagem infantil, que acontece primariamente pela via lúdica, que requer a disposição de recursos que possibilitam esse modo de expressão, como brinquedos, fantasias, materiais de desenho e livros infantis. Assim, diante desse interesse em ouvir o que ela comunica, há um caminhar junto ao modo como a criança se apresenta a cada encontro, a partir de uma postura que busca tanto facilitar a livre expressão infantil, quanto acolher o que é desvelado. Por fim, há um trabalho de mediar a comunicação entre a criança e os responsáveis por ela, de modo a facilitar que estes compreendam, na medida do possível, o que é comunicado pelo outro, e possam, a partir disso, ampliar as possibilidades de formas de se relacionarem. Com isso, a prática fenomenológica convida a um outro modo de se relacionar com a agressividade infante, que dispensa a pressa, significações dadas aprioristicamente e um encontro pela via da busca por resolutividade, o que abre a possibilidade de compreendê-la na individualidade com que cada criança o apresenta.
Título do Evento
Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial
Cidade do Evento
Lisboa
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Lara Raquel Rodrigues e. O TRABALHO DA AGRESSIVIDADE INFANTIL NA CLÍNICA FENOMENOLÓGICA.. In: Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Instituto NUCAFE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/891424-O-TRABALHO-DA-AGRESSIVIDADE-INFANTIL-NA-CLINICA-FENOMENOLOGICA. Acesso em: 10/09/2025

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