CACHORROS NA ERA DA VITRINE: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA OS IMPERATIVOS DE BELEZA NO BRASIL DO VIRA-LATA CARAMELO

Publicado em 02/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0873-0

Título do Trabalho
CACHORROS NA ERA DA VITRINE: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA OS IMPERATIVOS DE BELEZA NO BRASIL DO VIRA-LATA CARAMELO
Autores
  • Sophia Porto Kalaf
  • Marlise Aparecida Bassani
Modalidade
RESUMO (práticas profissionais ou estudos teóricos)
Área temática
Clínica Psicológica nos diversos espaços: reflexões sobre a práxis
Data de Publicação
02/12/2024
País da Publicação
Portugal | Portugal
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/878233-cachorros-na-era-da-vitrine---um-olhar-fenomenologico-para-os-imperativos-de-beleza-no-brasil-do-vira-lata-carame
ISBN
978-65-272-0873-0
Palavras-Chave
adoção de animais de estimação; animais de companhia; era da técnica; fenomenologia-existencial.
Resumo
Os cachorros são animais tidos como os “melhores amigos do homem” e este título popular não parece ser à toa. Eles estão presentes nos ambientes mais variados, contanto que estejam com suas figuras de referência e vínculo. Os cães, bem como outros entes que se relacionam intimamente com dasein, podem estar sujeitos aos imperativos de beleza e às modificações corporais na tentativa de manter padrões que agradem o olhar do próprio dasein. O cão não só consome produtos, mas também é um produto valioso na vitrine mercadológica, uma vez que o mercado de raças é um meio altamente lucrativo. Na pretensão de manter as similaridades, atender às tendências de mercado e trazer uma ilusória sensação de controle, o comércio de raças apresenta uma cartela de possibilidades que parecem atender à busca por garantias do dasein. Por outro lado, adotar um cão vira-lata muitas vezes é retratado no imaginário social a partir das incertezas: não tenho como saber o tamanho que vai ficar; não tenho como saber como é o comportamento, não tenho como saber a proveniência. Neste trabalho, buscamos compreender a relação entre os imperativos de beleza nos corpos caninos no contexto brasileiro e a época atual, era da técnica, aqui nomeada como “era da vitrine”. O presente estudo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado em Psicologia Clínica na PUC-SP, inserida no projeto institucional “Subjetividades e promoção da saúde mental: desenvolvimento sustentável na clínica psicológica contemporânea” (Chamada 07/2022, CNPq, processo n° 131859/2022-6). Ancorada pela postura fenomenológico-existencial e utilizando-se do método de entrevista reflexiva, foram realizados encontros entre pesquisadora e a díade (tutora e cão). Ao todo, participaram sete díades. Dentre as unidades de sentido que surgiram em convergência nos diálogos, destacamos aqui a unidade “adoção, compra e as raças”. Pudemos apreender na análise dos encontros que a escolha de ‘que cão eu quero ter’ está atravessada pelos imperativos de consumo e status. Foi possível notar o caráter de valor agregado no processo de adoção por diferentes tutoras, uma vez que a tutora que adotou o cão de raça enfrentou alta concorrência e fila numerosa; em contrapartida a tutora que adotou uma vira-lata paraplégica não enfrentou nenhuma concorrência e foi vista como ‘altruísta’. Este estudo revelou a importância de um olhar para a época que vivemos e os desdobramentos nas inúmeras problemáticas em torno do mercado de raças.
Título do Evento
Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial
Cidade do Evento
Lisboa
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KALAF, Sophia Porto; BASSANI, Marlise Aparecida. CACHORROS NA ERA DA VITRINE: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA OS IMPERATIVOS DE BELEZA NO BRASIL DO VIRA-LATA CARAMELO.. In: Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Instituto NUCAFE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/878233-CACHORROS-NA-ERA-DA-VITRINE---UM-OLHAR-FENOMENOLOGICO-PARA-OS-IMPERATIVOS-DE-BELEZA-NO-BRASIL-DO-VIRA-LATA-CARAME. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes