EXPERIÊNCIA DE SER-CRIANÇA COM TDAH: COMPREENSÃO HERMENÊUTICA HEIDEGGERIANA

Publicado em 02/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0873-0

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIA DE SER-CRIANÇA COM TDAH: COMPREENSÃO HERMENÊUTICA HEIDEGGERIANA
Autores
  • Débora Cristina Guerra de Araújo Vale
  • Ana Karina Silva Azevedo
Modalidade
RESUMO (práticas profissionais ou estudos teóricos)
Área temática
Sofrimento psíquico na atualidade e Psicopatologia Fenomenológica
Data de Publicação
02/12/2024
País da Publicação
Portugal | Portugal
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/868069-experiencia-de-ser-crianca-com-tdah--compreensao-hermeneutica-heideggeriana
ISBN
978-65-272-0873-0
Palavras-Chave
TDAH; Ludoterapia; Fenomenologia; Infância.
Resumo
A criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) surgiu na literatura médica na primeira metade do século XX, e muitos fatores históricos e culturais influenciaram o desenho deste diagnóstico. Apesar dessa temática ter sido conferenciada nas ciências neurológicas, inexiste a descoberta de uma causa orgânica do referido transtorno. Esse contexto inquietou-nos a desenvolver esta pesquisa de mestrado, cujo objetivo é perquirir acerca da experiência de ser-criança para além de um diagnóstico de TDAH, e, assim, aproximar-nos de seu sofrimento a partir da sua própria perspectiva. Selecionamos duas crianças, entre seis e nove anos, de nomes fictícios Hambúrguer e Sofia. O desenho metodológico desta pesquisa fenomenológico-hermenêutica foi organizado em quatro encontros: dois com os responsáveis e os outros com as crianças, através da hora lúdica com o recurso expressivo da caixa de areia. Este caminho fomentou os diálogos com os participantes, que expressaram seu ser criança com TDAH na liberdade experiencial da hora lúdica. Enquanto pesquisa clínica, através do diário de afetações, registramos e interpretamos os momentos que foram vividos nos encontros com elas, à luz do círculo hermenêutico heideggeriano. Os participantes nos desvelaram que suas vivências aparecem por via da interdição, com brincadeiras de regras excessivas. Os seus projetos de vida atravessam-se pelo entendimento de seus cuidadores de forma substitutiva e impessoal. Compreendeu-se que suas existências desvelaram-se a partir de um ser-criança-com-TDAH-em-tratamento. Outrossim, sendo a desatenção um requisito de diagnóstico do TDAH, as crianças nos remetem que vivem a experiência de ser criança a partir do diagnóstico de algo que as “falta”. Defendemos que a atenção é estado de clarividência do dasein; e assim, aprender é habitar, construir e espacializar a partir de buscas de sentidos em vivências e experimentações. Sendo assim, a partir da ontologia heideggeriana, categorizar crianças apenas por critérios diagnósticos de TDAH não é suficiente para compreendê-las em suas existências. Limitar o tratamento a apenas ao prisma treinamento-medicação é excluí-las de muitas outras evocações de sua existência. Assim, sustentamos um espaço para pensarmos o sofrimento infantil presente na psicoterapia, problematizando modos menos hegemônicos de intervenção e cuidados terapêuticos infantis.
Título do Evento
Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial
Cidade do Evento
Lisboa
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VALE, Débora Cristina Guerra de Araújo; AZEVEDO, Ana Karina Silva. EXPERIÊNCIA DE SER-CRIANÇA COM TDAH: COMPREENSÃO HERMENÊUTICA HEIDEGGERIANA.. In: Anais do Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológico-Existencial: Reflexões sobre os fundamentos e a práxis clínica: entre a ciência e a arte do saber-fazer. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Instituto NUCAFE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-psicologia-fenomenologico-existencial/868069-EXPERIENCIA-DE-SER-CRIANCA-COM-TDAH--COMPREENSAO-HERMENEUTICA-HEIDEGGERIANA. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

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