A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIALOGADO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA COM FOCO NO PACIENTE CARDIOLÓGICO NUMA LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIALOGADO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA COM FOCO NO PACIENTE CARDIOLÓGICO NUMA LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA
Autores
  • PATRICIA BARROS BASSANI
  • Diego Salles Granzinoli
  • Giovanna Francesca Ferreira Maselli
  • Lucca Daltoe Soares Cezar
  • Érica Carneiro da Cunha
  • Iara Gomes Romero
  • carolina costa mello
  • Daniel Galvão De Souza
  • Victor Santos Macabu Moraes
  • JOAO VITOR SCUIRA PORTUGAL
  • Giulia Herzog de Souza Lima
Modalidade
Resumos
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705455-a-construcao-do-conhecimento-dialogado-entre-estudantes-de-medicina-com-foco-no-paciente-cardiologico-numa-liga-a
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
Educação , Medicina , Cardiologia
Resumo
Fundamentação Teórica: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e representam um grave problema na saúde pública. Além disso, as elevadas taxas de internação contribuem para o aumento no custo para o sistema de saúde. E como exemplo de doença cardiovascular, temos a síndrome coronariana aguda sendo subdividida em angina Instável e infarto agudo do miocárdio com ou sem supradesnivelamento do seguimento ST, este que representa uma taxa elevada de mortalidade. Com isso, torna-se imprescindível a boa prática médica no reconhecimento dos sinais e sintomas para a tomada de decisão acertada. E a Liga de Cardiologia da Universidade Estácio de Sá (LACES) campus Vista Carioca tem como finalidade a prática educativa acerca de diversas temáticas na área de cardiologia e que são cruciais para a formação médica. O engajamento dos estudantes nos encontros semanais da Liga tem se tornado cada vez maior fortalecendo o diálogo entre os diretores e os ligantes no compartilhamento dos saberes adquiridos ao longo das reuniões. A Liga é composta por cargos de diretoria como presidente, vice-presidente, secretária, diretora de comunicação, diretor de marketing, diretora de ensino e pelos ligantes e todos são ativos no curso de medicina em diferentes períodos. Objetivo: Construir conhecimento de forma dialogada a respeito da assistência ao paciente cardiológico com o propósito de contribuir com a formação médica de qualidade. Metodologia: A realização da leitura de artigos científicos e discussão em diferentes bases de dados como a Biblioteca Virtual de Saúde, Pubmed, Lilacs , Medline e guideline da American Heart Association para a construção de casos clínicos e que são apresentados via power point ou canvas e discutidos semanalmente pelos Ligantes e Diretores de acordo com a temática de escolha focado na fisiopatologia da doença, fatores de risco, reconhecimento dos sinais e sintomas, diagnóstico, exames complementares e tratamento. Temas já abordados: Infarto agudo do miocárdio, dissecção Aguda de aorta, tromboembolismo pulmonar, fibrilação atrial, valvulopatias, cardiopatias congênitas, manejo da síndrome coronariana aguda, tamponamento cardíaco, basic life support (BLS) e advanced cardiac life support (ACLS),taquiarritmias ventriculares, bradiarritmias, síndrome do takotsubo. Além disso, convidamos médicos cardiologistas para ministrar palestras a fim de compartilhar o conhecimento e vivências acerca da área. Os encontros são divulgados para a toda a instituição via Whatsaap e Instagram para uma melhor visibilidade da Liga e importância dos temas que iremos vivenciar rotineiramente na nossa prática clínica. Resultados Esperados: A Laces tem o intuito de atender a necessidade do conhecimento dos estudantes de medicina para um melhor preparo do raciocínio clínico na prática médica com relação ao paciente cardíaco, além da visibilidade, engajamento e adesão cada vez maior da Liga na instituição. Além disso, a participação em congressos científicos para a divulgação das atividades da Liga e a visibilidade da Instituição acadêmica, além de construir artigos científicos a respeito da temática.
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BASSANI, PATRICIA BARROS et al.. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIALOGADO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA COM FOCO NO PACIENTE CARDIOLÓGICO NUMA LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA.. In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705455-A-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-DIALOGADO-ENTRE-ESTUDANTES-DE-MEDICINA-COM-FOCO-NO-PACIENTE-CARDIOLOGICO-NUMA-LIGA-A. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes