A METODOLOGIA DE ESTRELINHAS COMO INCENTIVO AO APRENDIZADO E PROTAGONISMO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA MONITORIA DE BASES MOLECULARES DOS SISTEMAS ORGÂNICOS – ESTÁCIO DE SÁ – IDOMED VISTA CARIOCA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
A METODOLOGIA DE ESTRELINHAS COMO INCENTIVO AO APRENDIZADO E PROTAGONISMO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA MONITORIA DE BASES MOLECULARES DOS SISTEMAS ORGÂNICOS – ESTÁCIO DE SÁ – IDOMED VISTA CARIOCA
Autores
  • Amanda Barbuda Hassan
  • Ágatha de Souza Aragão Bastos
  • Maria Eduarda Abritta
  • Victor Vellasco
  • Fernanda Maria Affonso Mitidieri Canelas
  • Lilian Damiana da Silva De Carvalho
  • Marcelo André de Souza Baptista
  • Michelle Faria
  • Frederico Medeiros Rosas da Silva
Modalidade
Resumos
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705362-a-metodologia-de-estrelinhas-como-incentivo-ao-aprendizado-e-protagonismo-do-estudante-de-medicina-na-monitoria-d
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
metodologia ativa, ensino alternativo, aluno protagonista
Resumo
Introdução: O ensino alternativo tem se expandido no que tange às metodologias de aprendizagem, sobretudo após a pandemia. Métodos que objetivem o protagonismo do aluno e sua maior interação têm se mostrado mais eficientes. Dentro desse cenário, a monitoria de Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos desenvolve, desde 2018, uma nova ferramenta que cumpre tal objetivo: a Metodologia de Estrelinhas. Seu diferencial é estimular um ambiente de competição descontraído entre os alunos, levando à otimização do aprendizado. Objetivo: O estudo visa compreender a efetividade da metodologia ativa entre os alunos nas monitorias de Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos. Métodos: A Metodologia de Estrelinha ocorre durante as monitorias de Base Moleculares. As monitorias são aplicadas por alunos graduandos de medicina que já cursaram a matéria e passaram por um processo seletivo prévio. Os monitores preparam o material em formato de slides com perguntas cruciais para o domínio do conteúdo e suas respectivas respostas. A Metodologia de Estrelinha funciona como um quiz. Diante de uma pergunta direta, os monitores estimulam a competição de forma descontraída entre os alunos. Aquele que levantar a mão primeiro tem a oportunidade de tentar responder. Ao acertar, o aluno ganha uma estrelinha, isto é, uma bonificação extra na pontuação da disciplina. Caso nenhum aluno saiba responder à questão, o debate com a turma é estimulado, a fim de que possa ser construído um raciocínio com a colaboração de todos. Após a elaboração conjunta da resposta final, os monitores complementam o "conteúdo base" da pergunta do quiz, de modo a aprofundar os conhecimentos dos alunos. Discussão/Resultado: A Metodologia de Estrelinha é um relato de estratégia de ensino que contrasta com o tradicional, uma vez que mimetiza um jogo de quiz. Essa ferramenta funciona como revisão de conteúdo, mas também é capaz de ressaltar as lacunas de aprendizado que precisam ser trabalhadas. O estímulo para formular a resposta favorece habilidades como velocidade de raciocínio, comunicação e agir sob pressão. Até mesmo quando os alunos não sabem responder, esse método permite o desenvolvimento de qualidades como: trabalho em equipe, escuta ativa e exposição de conhecimento. O benefício dessa metodologia se expande para todos os alunos graduandos. Aqueles que estão participando da aula são expostos ao conteúdo de forma mais dinâmica, o que facilita na sua retenção, além de estimular a fala em público e proatividade. Já os monitores fomentam soft skills como a criatividade, empatia e interação pessoa-pessoa, importantes para a formação do médico. Conclusão: O estudo ativo por meio de questões é benéfico para a otimização do aprendizado. Esse estímulo à participação ativa dos alunos permite que eles sejam protagonistas da aula monitorada, o que amplia a autonomia e responsabilidade no que concerne ao conhecimento e domínio do conteúdo. As monitorias são ministradas após a aula oficial dos professores e, dessa forma, funcionam, também, como revisão, o que favorece a retenção do conhecimento e fornece ao aluno a oportunidade de expor os saberes previamente estudados. Sendo assim, acreditamos que essa ferramenta inovadora incentiva a centralização do aluno no processo de ensino e aprendizagem, além de estimular a ampliação de habilidades médicas pessoais e comunitárias durante a graduação de forma alternativa ao estudo tradicional.
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HASSAN, Amanda Barbuda et al.. A METODOLOGIA DE ESTRELINHAS COMO INCENTIVO AO APRENDIZADO E PROTAGONISMO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA MONITORIA DE BASES MOLECULARES DOS SISTEMAS ORGÂNICOS – ESTÁCIO DE SÁ – IDOMED VISTA CARIOCA.. In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/705362-A-METODOLOGIA-DE-ESTRELINHAS-COMO-INCENTIVO-AO-APRENDIZADO-E-PROTAGONISMO-DO-ESTUDANTE-DE-MEDICINA-NA-MONITORIA-D. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes