EFICÁCIA DO USO DE MODELOS 3D DE BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS NO ENSINO DE ANATOMIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
EFICÁCIA DO USO DE MODELOS 3D DE BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS NO ENSINO DE ANATOMIA
Autores
  • Nathalia Severo Moreira de Melo
  • Luciana Morbach Miranda
  • JHONATAN LUCAS QUIRINO SANTOS
  • ELAINE DE MEDEIROS PAIVA
  • Claudio Tinoco Mesquita
Modalidade
Projetos de pesquisa e extensão
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/698562-eficacia-do-uso-de-modelos-3d-de-bronquios-e-bronquiolos-no-ensino-de-anatomia
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
"brônquios", "bronquíolos", "modelagem 3D", "educação", "anatomia"
Resumo
Título: Eficácia do uso de modelos 3D de brônquios e bronquíolos no ensino de anatomia Introdução A anatomia dos brônquios e bronquíolos é uma parte importante do conhecimento médico, visto que o sistema respiratório pode ser afetado por doenças graves como tuberculose e pneumonia. No entanto, o ensino dessas estruturas pode ser desafiador devido à sua complexidade e à dificuldade em visualizá-las em duas dimensões. A modelagem 3D pode ser uma ferramenta útil para ajudar os estudantes a entender melhor a anatomia dessas estruturas, visto que a partir de modelos tridimensionais é possível observar estruturas de diferentes ângulos, possibilitando que o aprendizado ocorra de forma interativa e não somente no formato bidimensional. Objetivos O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia do uso de modelos 3D de brônquios e bronquíolos no ensino de anatomia dessas estruturas. Métodos Foi realizada a pesquisa bibliográfica com referências dos últimos 5 anos, através da base de dados Pubmed, utilizando-se dos descritores “brônquios”, “bronquíolos”, “modelagem 3D”, educação” e “anatomia”, com a intenção de observar as utilizações e abrangências dos modelos 3D no ensino e nas práticas médicas atualmente. A partir disso, foram modelados um modelo de brônquios e um de bronquíolos no software Zbrush. Esses modelos foram criados com o intuito de facilitar a compreensão e explicação da anatomia dessas vias, ampliando os métodos de ensino. Em seguida, os modelos em 3D dos brônquios foram apresentados para especialistas da área de radiologia e pneumologia e um formulário no site Google Docs foi compartilhado, visando avaliar e validar o método para entender se os modelos, de fato, facilitam o entendimento da anatomia dessas estruturas do sistema respiratório para o ensino médico e sobre os possíveis desdobramentos que se relacionam com elas. Resultados Com a utilização de um formulário respondido por 10 médicos especialistas e professores, foi avaliada a eficácia do modelo 3D no ensino da anatomia das vias aéreas, entendendo até mesmo variações anatômicas e a fisiologia. Foi entendido que 100% dos profissionais que responderam o questionário avaliam sua utilização como importante para a atualização dos métodos de ensino da medicina, além de ser importante para a fusão da teoria, a visão e a sensibilidade tátil, facilitando a compreensão de uma estrutura complexa e, melhorando, assim, a fixação do conteúdo. O modelo tridimensional também incentiva o estudo ativo, estimulando a criatividade e a curiosidade, e, consequentemente, melhorando o interesse e o aprendizado. Ressaltou-se também a necessidade de avaliação da efetividade, entendendo o equilíbrio entre o custo e o benefício. Conclusão Foi observado, portanto, que a modelagem tridimensional dos brônquios e bronquíolos é considerada por professores e médicos especialistas como importantes colaboradores do processo de educação e comunicação, assistindo na relação entre professor e aluno e facilitando a compreensão de estruturas complexas da anatomia. Essas ferramentas podem auxiliar na inovação do ensino e melhorar o rendimento dos alunos, ampliando suas perspectivas. Com isso, adiciona-se um mecanismo de estudo, além de imagens e desenhos em 2D, reduzindo barreiras de entendimento de estruturas consideradas, por vezes, de difícil visibilidade.
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Nathalia Severo Moreira de et al.. EFICÁCIA DO USO DE MODELOS 3D DE BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS NO ENSINO DE ANATOMIA.. In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/698562-EFICACIA-DO-USO-DE-MODELOS-3D-DE-BRONQUIOS-E-BRONQUIOLOS-NO-ENSINO-DE-ANATOMIA. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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