WORKSHOP DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL EM SEQUÊNCIA RÁPIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
WORKSHOP DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL EM SEQUÊNCIA RÁPIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • BIANCA DANTAS DE CARVALHO
  • Breno Teixeira Faria Arkader
  • Talita Rodrigues Azevedo e Silva
Modalidade
Resumos
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/694955-workshop-de-intubacao-orotraqueal-em-sequencia-rapida--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
Educação médica, Intubação, Manuseio das Vias Aéreas, Treinamento por Simulação.
Resumo
Introdução O advento dos workshops nos eventos médicos contribuiu com a atualização profissional, viabilizando o treinamento de técnicas importantes para a prática clínico-cirúrgica. Nesse cenário, a abordagem do Workshop de Intubação Orotraqueal (IOT) faz-se mister, haja vista que colabora com o aperfeiçoamento na realização desse procedimento tão crucial para a formação acadêmica em Medicina. Objetivos Este trabalho visa enfatizar a relevância do aprendizado prático da Intubação Orotraqueal pelos estudantes de Medicina, aprimorando os seus conhecimentos adquiridos ao longo da educação médica. Métodos O workshop foi ministrado por duas monitoras, diretoras de uma Liga de Cirurgia, o qual foi dividido em 2 etapas, uma teórica e outra prática. A atividade ocorreu em rodadas de 30 minutos com grupos de 20 alunos, que foram direcionados a salas do Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS). A dinâmica baseou-se no modelo de sequência rápida de intubação, cujos materiais eram: COXIM, sistema de bolsa-válvula-máscara e fonte de oxigênio, Ventilador mecânico, Capnógrafo, Laringoscópio com lâmina de Macintosh, Seringa de 10 ml, Cânula orotraqueal, Fio-guia, Medicações, Estetoscópio e Fixador de tubo. A explicação iniciou-se com as indicações do procedimento, seguida da demonstração dos materiais e avaliação das vias aéreas. Em seguida, foi feita uma exibição em manequins, em que cada aluno pôde praticar os conhecimentos elucidados com supervisão das monitoras, capacitadas a tirar as dúvidas durante a simulação. Posteriormente, detalharam-se os passos da intubação, os 7 “Ps”, a saber: preparação, pré-oxigenação, pré-intubação, paralisia com indução, posicionamento, passagem do tudo com confirmação e pós-intubação. Após compreender a técnica, cada estudante assimilou as informações e treinou nos manequins, simulando a realidade do cotidiano médico. Resultados A experiência foi engrandecedora, tanto para os alunos quanto para as monitoras, pois permitiu a fixação do conteúdo, por ter ocorrido em inúmeras rodadas. Os acadêmicos puderam realizar os procedimentos com eficácia e agilidade, por meio da cronometragem do tempo, simulando situações de pressão existentes no cenário médico. Entretanto, foi disponibilizado um número limitado de manequins, o que acarretou um tempo reduzido de prática, dificultando o atendimento às demandas dos alunos. Ademais, no decorrer dos treinamentos, ocorreram intercorrências, como a queima da lâmpada de um dos laringoscópios. Apesar disso, rapidamente a situação foi resolvida com a substituição do material e deu-se prosseguimento ao workshop. Contudo, foi uma grande oportunidade oferecida tanto aos calouros, a fim de que tenham o primeiro contato com a rotina médica, quanto aos formandos, os quais precisam alinhar seus conhecimentos teóricos com os práticos para se destacar em sua profissão. Conclusões A dinâmica mostrou-se enriquecedora, pois auxiliou na difusão do conhecimento sobre a temática, propiciando uma simulação realística da IOT. Com isso, o treinamento prévio nesse cenário imaginário colabora com uma performance de excelência no contexto médico. O workshop viabilizou, ainda, uma grande interatividade entre os acadêmicos das mais diferentes universidades, favorecendo a troca de experiências e o networking. Logo, tendo em vista a pertinência dos workshops supracitada, seria recomendável a maior frequência de aplicação desse recurso de ensino nas faculdades de Medicina.
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, BIANCA DANTAS DE; ARKADER, Breno Teixeira Faria; SILVA, Talita Rodrigues Azevedo e. WORKSHOP DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL EM SEQUÊNCIA RÁPIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/694955-WORKSHOP-DE-INTUBACAO-OROTRAQUEAL-EM-SEQUENCIA-RAPIDA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes