“FISIO GAMES”: CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DOS SISTEMAS ENDÓCRINO, DIGESTÓRIO, REPRODUTOR E URINÁRIO.

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0294-3

Título do Trabalho
“FISIO GAMES”: CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DOS SISTEMAS ENDÓCRINO, DIGESTÓRIO, REPRODUTOR E URINÁRIO.
Autores
  • Breno Garcia Ramirez
  • andré luiz ramos oliveira
  • Luiza romanieli
  • Maria Eduarda Abritta
  • Carmem Adilia Simões da Fonseca
Modalidade
Projetos de pesquisa e extensão
Área temática
Ensino Médico
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/689827-fisio-games--construcao-de-jogos-pedagogicos-para-o-ensino-aprendizagem-de-fisiologia-dos-sistemas-endocrino-d
ISBN
978-65-272-0294-3
Palavras-Chave
Fisiologia, Gamificação, Ensino Médico, Jogos Pedagógicos, Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Resumo
Fundamentação Teórica: A Fisiologia humana, devido à sua complexidade, demanda abordagens inovadoras para facilitar a compreensão. Os jogos educativos e a gamificação são estratégias que podem promover uma aprendizagem mais eficaz, combinando objetivos pedagógicos com elementos lúdicos. Os jogos oferecem interatividade, estímulo ao raciocínio e engajamento, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos. Nesse contexto, a criação de jogos pedagógicos, como os "FISIO Games", visa aprimorar a aprendizagem de conteúdos complexos de Fisiologia. Objetivos: O projeto tem como objetivo central desenvolver jogos pedagógicos relacionados aos sistemas endócrino, digestório, reprodutor e urinário, visando uma melhor compreensão desses sistemas. Mais especificamente, busca-se criar ferramentas educacionais que possam ser aplicadas no ensino da Fisiologia, em especial na disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados III (M3) do curso de Medicina. Os objetivos incluem estimular a leitura crítica, a reflexão, a síntese e a escrita objetiva por meio da elaboração dos jogos. Além disso, busca-se incentivar a criatividade dos alunos de iniciação científica na construção de jogos pedagógicos. Métodos: O projeto seguirá seis etapas sequenciais. Na Etapa 1, será abordada a relevância dos jogos pedagógicos, explorando seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. A Etapa 2 estabelecerá a relação entre a Fisiologia e os jogos pedagógicos, definindo os sistemas orgânicos e os temas abordados. A Etapa 3 consistirá na concepção e construção dos jogos, incluindo regras e formatos específicos. A Etapa 4 compreenderá a revisão e padronização dos jogos, garantindo clareza e uniformidade. A Etapa 5 abordará a produção dos jogos, com impressão das peças e regras, seguida pela montagem. Finalmente, na Etapa 6, os jogos pedagógicos serão testados para identificar possíveis ajustes. Resultados Esperados: O projeto tem como objetivo produzir jogos pedagógicos inovadores e envolventes que facilitem o aprendizado da Fisiologia dos sistemas endócrino, digestório, reprodutor e urinário. A intenção é que esses jogos possam ser utilizados institucionalmente em âmbito nacional, especialmente na disciplina Sistemas Orgânicos Integrados III (M3) e no campus Vista Carioca, contribuindo para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz. Essas ferramentas têm o potencial de tornar o processo de aprendizagem mais interativo, colaborativo e significativo, aprimorando a assimilação de conceitos complexos de fisiologia. A criação dos 'FISIO Games' estimulará as habilidades de leitura crítica, síntese, escrita objetiva e criatividade dos alunos de iniciação científica participantes. Existem possibilidades de desdobramentos futuros, como pesquisas relacionadas à aplicação dos 'FISIO Games' e seu papel no ensino-aprendizado de Fisiologia, que poderão resultar em apresentações de trabalhos acadêmicos em congressos de educação médica. Outra possibilidade é a publicação de artigos científicos ou relatos de experiências relacionados aos jogos pedagógicos, contribuindo para preencher as lacunas existentes nas publicações brasileiras sobre jogos educativos direcionados para a educação superior na área da saúde. Além disso, considerando a evolução dos 'FISIO Games', esses jogos construídos como material 'físico' poderão ser transformados em jogos virtuais, aumentando sua acessibilidade e permitindo que os resultados dessa pesquisa alcancem um público ainda mais amplo.
Título do Evento
Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMIREZ, Breno Garcia et al.. “FISIO GAMES”: CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DOS SISTEMAS ENDÓCRINO, DIGESTÓRIO, REPRODUTOR E URINÁRIO... In: Anais do Congresso Integrado Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico. Anais...Rio de Janeiro(RJ) IDOMED/Estácio Campus Vista Carioca, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-integrado-humanidades-pesquisa-e-ensino-medico-376681/689827-FISIO-GAMES--CONSTRUCAO-DE-JOGOS-PEDAGOGICOS-PARA-O-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-FISIOLOGIA-DOS-SISTEMAS-ENDOCRINO-D. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes