EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FUNÇÃO COGNITIVA E NO CONTROLE GLICÊMICO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Publicado em 10/02/2026 - ISBN: 978-65-272-2204-0

Título do Trabalho
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FUNÇÃO COGNITIVA E NO CONTROLE GLICÊMICO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autores
  • Renan Wallace Guimarães da Rocha
  • Josilayne Patrícia Ramos Carvalho
  • Natáli Valim Oliver Bento-Torres
  • Daniela Lopes Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Avaliação e intervenção terapêutica nos sistemas cardiorrespiratório e metabólico
Data de Publicação
10/02/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-de-movimento-humano-634746/1436951-efeitos-do-exercicio-fisico-na-funcao-cognitiva-e-no-controle-glicemico-de-idosos-com-diabetes-mellitus-tipo-2--
ISBN
978-65-272-2204-0
Palavras-Chave
Diabetes Mellitus Tipo 2, Idoso, Cognição.
Resumo
Introdução: O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma condição metabólica e um fator de risco para o declínio cognitivo e demência em pessoas idosas. O exercício físico é uma intervenção não farmacológica contra estas complicações, com eficácia comprovada para prevenção e tratamento, mas a magnitude dos seus efeitos nessa população ainda é pouco consolidada, tornando necessária a síntese de evidências. Objetivo: Sintetizar e avaliar criticamente as evidências de ensaios clínicos randomizados sobre os efeitos do exercício físico na função cognitiva de pessoas idosas com DM2, bem como sua associação com o controle glicêmico. Método: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECR) com pessoas idosas (≥60 anos) com DM2 (P), que realizaram exercícios (I), comparados a controles (C), com mensuração da cognição e desfechos de controle glicêmico (O). Buscas no PubMed e rastreamento de referências de toda a literatura disponível até novembro de 2025, sem restrição de data inicial. Dois revisores independentes realizaram triagem, extração e avaliação de risco de viés (Cochrane RoB 2), com posterior síntese narrativa. Observaram-se as recomendações PRISMA. Resultados: Dentre os 97 estudos identificados, 4 ECRs foram elegíveis (n=326 participantes). As intervenções duraram de 6 a 12 meses. O risco de viés foi baixo (2 estudos), com "algumas preocupações" (1) ou alto (1). Modalidades incluíram aeróbico, HIIT, multimodal, força e Tai Chi. Todas as intervenções melhoraram algum parâmetro da função cognitiva, como memória tardia e visuoespacial, atenção e controle inibitório, velocidade de processamento e cognição global, e parâmetros metabólicos, como HbA1c e glicemia de jejum, em comparação aos grupos controle. Não foram identificados efeitos adversos ou intercorrências associados às intervenções. Discussão: Os resultados sugerem que diferentes modalidades de exercício influenciam positivamente a cognição de pessoas idosas com DM2. A melhora cognitiva observada frequentemente associou-se a melhorias no controle glicêmico. Conclusão: O exercício físico é uma intervenção não farmacológica eficaz para melhorar a função cognitiva e parâmetros metabólicos em pessoas idosas com DM2.
Título do Evento
CONGRESSO DE MOVIMENTO HUMANO
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Movimento Humano
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Renan Wallace Guimarães da et al.. EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FUNÇÃO COGNITIVA E NO CONTROLE GLICÊMICO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA... In: Anais do Congresso de Movimento Humano. Anais...Belém(PA) Universidade do Estado do Pará, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-de-movimento-humano-634746/1436951-EFEITOS-DO-EXERCICIO-FISICO-NA-FUNCAO-COGNITIVA-E-NO-CONTROLE-GLICEMICO-DE-IDOSOS-COM-DIABETES-MELLITUS-TIPO-2--. Acesso em: 04/07/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes