{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Apresentamos o Anais do 4º Congresso de Ciências do Movimento Humano. O evento foi realizado entre os dias 15 a 17 de dezembro de 2025 na Universidade do Estado do Pará (UFPA), em Belém, sendo promovido em parceria pelos Programas de Pós-Graduação da região Norte: PPG Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), PPG Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Pará - UFPA) e PPG Reabilitação e Desempenho Funcional (Universidade do Estado do Pará - UEPA), sob organização deste último.    

O Congresso de Movimento Humano em sua quarta edição, tornou-se referência na Região Norte como um importante espaço de debate e troca de conhecimentos na área da Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, reunindo acadêmicos, profissionais e docentes de todo o Brasil. 

Participaram do evento quase 300 congressistas, sendo submetidos 129 trabalhos, sendo aprovados e apresentados 89 estudos que concorreram a premiação de menção honrosa em 3 categorias, cardiorrespiratória e metabólica, neuromuscular e esporte.

Participaram do evento palestrantes de renome nacional e internacional, contando ainda com a apresentação e divulgação científica de alto nível científico, refletindo o comprometimento da comunidade acadêmica com o avanço da área.

Os trabalhos aceitos e apresentados no Congresso de Movimento Humano estão publicado neste Anais, fortalecendo o desenvolvimento científico e profissional da área 21 na Região Norte e no Brasil.

A construção e organização do evento contou com o apoio de Docentes e Discentes de diversos membros dos PPGs da Região Norte, deixamos aqui nosso agradecimento especial a todos. Agradecemos também a CAPES pelo apoio concedido através do PAEP, da Universidade do Estado do Pará e ao Faculdade Inspirar pelo apoio a realização do evento.

Esperamos que a leitura do Anais traga inspiração para a realização de novas pesquisas que engrandeçam nossa área e despertem o espirito científico crítico em cada um dos leitores.

Professor Dr. Rodrigo Santiago Barbosa Rocha

Presidente do 4º Congresso de Ciências do Movimento Humano




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional 

Universidade do Estado do Pará

ppgreab@uepa.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}