PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ENGENHARIAS

Publicado em 04/08/2025 - ISSN: 2764-0582

Título do Trabalho
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ENGENHARIAS
Autores
  • Alana Driziê Gonzatti dos Santos
  • Allany Beatriz Pereira de Souza
  • Clara Virgínia Nascimento Santos
Modalidade
Resumo simples
Área temática
LILA - Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
04/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-brasileiro-interdisciplinar-ciencia-tecnologia/1201981-praticas-de-letramento-de-alunos-de-ciencias-tecnologia-e-engenharias
ISSN
2764-0582
Palavras-Chave
Argumentação, letramento, escrita, Ciências e Tecnologia, Engenharia.
Resumo
Estudantes de graduação, sobretudo os que ingressam em cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, enfrentam o desafio de desenvolver competências de leitura, escrita e oralidade voltadas para contextos técnico-científicos e profissionais, o que exige inserção crítica no universo acadêmico e atuação ativa em seu processo formativo. Nessa perspectiva, as disciplinas da área de Linguagens demandam metodologias específicas que potencializem habilidades linguísticas, promovam a autoria e ampliem espaços de participação, permitindo que os alunos se reconheçam como sujeitos pensantes de sua própria prática educativa. Considerando esse cenário, esta pesquisa teve como objetivo identificar dificuldades e potencialidades nas práticas de letramento de discentes dessas áreas, a fim de subsidiar ações pedagógicas que favoreçam o aprimoramento dessas competências. Fundamentado nos Estudos de Letramento com enfoque sociocultural, especialmente no letramento acadêmico, e ancorado metodologicamente na Linguística Aplicada sob o paradigma qualitativo, o estudo foi realizado com alunos das disciplinas Práticas de Leitura e Escrita I e II da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, por meio de questionários e análise de atividades de leitura, produção textual e interações orais. Os resultados evidenciam que muitos estudantes apresentam fragilidades quanto à organização textual, argumentação e adequação ao gênero acadêmico, embora demonstrem interesse e reconheçam a importância da linguagem em sua formação. Além disso, observou-se que intervenções pedagógicas voltadas à leitura crítica e à escrita processual favorecem avanços significativos na apropriação dos gêneros trabalhados, na confiança para a expressão oral e na construção de vínculos mais consistentes com a cultura acadêmica. Tais achados reforçam a necessidade de continuidade e fortalecimento de propostas de formação linguística articuladas às especificidades das áreas científicas e tecnológicas.
Título do Evento
VI Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos; SOUZA, Allany Beatriz Pereira de; SANTOS, Clara Virgínia Nascimento. PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ENGENHARIAS.. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-brasileiro-interdisciplinar-ciencia-tecnologia/1201981-PRATICAS-DE-LETRAMENTO-DE-ALUNOS-DE-CIENCIAS-TECNOLOGIA-E-ENGENHARIAS. Acesso em: 07/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes