A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA

Publicado em 10/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1163-1

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autores
  • Bruno de Lucas Barros da Silva
  • Artemis Socorro do Nascimento Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
Inteligência artificial
Data de Publicação
10/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conbrapa2024/913988-a-utilizacao-da-inteligencia-artificial-como-ferramenta-didatica-na-aprendizagem-no-ensino-de-biologia
ISBN
978-65-272-1163-1
Palavras-Chave
Educação, Metodologias ativas, Prática pedagógica, Ensino de biologia, Tecnologia na educação, Materiais complementares.
Resumo
A inteligência artificial (IA) no ensino de biologia tem se tornado um potencial instrumento para revolucionar a forma como os estudantes aprendem e interagem usando essa tecnologia para o desenvolvimento de novos materiais de aprendizagem. A integração de novas tecnologias na educação pode corroborar para o enriquecimento das práticas pedagógicas dos professores, pois conseguiram facilitar o entendimento do aluno sobre um assunto complexo no ensino de biologia, usando metodologias ativas que tem como propósito colocar o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, estimulando as habilidades de autonomia e criatividade. Sob esse viés, as tecnologias como a inteligência artificial podem auxiliar no processo de aprendizagem possibilitando a formação dinâmica dos alunos. Além disso, a inteligência artificial poderá ajudar os docentes a identificar problemáticas no desempenho dos estudantes em sala de aula e ajustar, monitorando seu rendimento. O objetivo do trabalho é mostrar métodos com uso da Inteligência artificial no ensino de biologia para aprimorar e facilitar os estudos voltados a conteúdos complexos dessa área do conhecimento. Para a metodologia foi realizado uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória de cunho qualitativo, foi selecionado artigos dos anos de 2022 a 2024 que apresentassem formas eficientes de utilização dessa ferramenta tecnológica na educação, os artigos foram analisados nas bases de dados como Google acadêmico, SciELO e portais digitais, usando os descritores: inteligência artificial na educação, metodologias inovadoras na educação, tecnologias no ensino de biologia. Como resultado da pesquisa, a inteligência artificial apresenta um avanço significativo na educação, pois pode ajudar no entendimento dos conteúdos das disciplinas. Vale ressaltar, que essa tecnologia permitir desenvolver simulações interativas que possibilita que os estudantes explorarem conceitos biológicos complexos com base numa experiência prática. Ademais, os estudantes poderão utilizar Software de inteligência artificial para moldar a expansão populacional de uma espécie tanto de fauna, flora ou aumento de uma doença e infecção. Essas simulações podem ajudar os estudantes a compreender melhor os assuntos abstratos e poderão usar sua percepção em situações do mundo real. Outrossim, os professores precisam conhecer essas novas tecnologias e tentar compreender como funciona, pois pode ser um desafio, sendo ideal estudar sobre a ferramenta para ver possibilidade de incluir em suas práticas pedagógicas e ver se pode ser utilizadas de maneira eficaz para promover a aprendizagem dos estudantes. Por fim a inteligência artificial se usada de forma correta tem o potencial de revolucionar o ensino de biologia ou outras áreas de conhecimento, permitindo que o processo de ensino aprendizagem seja dinâmica e interativa. Não obstante, é necessário ter cuidados com essa ferramenta para garantir que todos os estudantes se beneficiem do recurso para seu desenvolvimento na escola.
Título do Evento
3ª Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados
Título dos Anais do Evento
Anais da 3ª Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Bruno de Lucas Barros da; RODRIGUES, Artemis Socorro do Nascimento. A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA.. In: Anais da 3ª Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conbrapa2024/913988-A-UTILIZACAO-DA-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-COMO-FERRAMENTA-DIDATICA-NA-APRENDIZAGEM-NO-ENSINO-DE-BIOLOGIA. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes