DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA TÉRMICA DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES ISOLADOS A PARTIR DE PRESUNTO COZIDO FATIADO EMBALADO A VÁCUO.

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA TÉRMICA DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES ISOLADOS A PARTIR DE PRESUNTO COZIDO FATIADO EMBALADO A VÁCUO.
Autores
  • MARIANA DE ARAUJO PRAGANA
  • MIGUEL MEIRELLES DE OLIVEIRA
  • Laura Maria de Oliveira da Silva
  • Fabiano Alves de Oliveira
  • André Fioravante Guerra
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Ciência de Alimentos - Alimento seguro e microbiologia de alimentos
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/147938-determinacao-da-resistencia-termica-de-microrganismos-deteriorantes-isolados-a-partir-de-presunto-cozido-fatiado-
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Conservação; vida de prateleira; apresuntado; comercialização;
Resumo
O presunto cozido é um alimento muito consumido e comercializado no Brasil principalmente na forma fatiada e embalada a vácuo. Durante o processo de produção do presunto o cozimento, que pode chegar a 80oC, garante a redução da carga microbiana deteriorante e por isso o prazo de comercialização é de 2 meses (5oC). Contudo, a etapa de fatiamento é um ponto crítico no processo, podendo ocorrer contaminações por micro-organismos deteriorantes e patogênicos, representando risco à saúde do consumidor e prejuízos para a indústria (devido ao curto tempo de comercialização que reduz para 15 a 30 dias em 5 ºC). Desta forma, o objetivo do presente estudo foi isolar bactérias de presuntos fatiados embalados a vácuo e determinar a resistência térmica a 60oC e com isso determinar a bactéria mais termoresistente. Na primeira etapa foi realizado o isolamento de bactérias deteriorantes de 5 marcas de presunto comercializadas a vácuo no município de Valença-RJ utilizando a técnica de estriamento em MRS adicionado de 10 mg.L-1 de verde de bromocrezol incubado em aerobiose a 36 °C, uma vez que micro-organismos microaerofílicos contaminantes de presunto são bactérias do ácido lático. Os resultados apresentados mostraram que foram isoladas 7 tipos de colônias diferentes, sendo 6 colônias produtoras de ácido e 1 colônia não produtora de ácido. Posteriormente a etapa de isolamento, foram realizados testes de resistência térmica em todas as colônias e foram obtidos valores D60°C entre 23,8 e 38,4 segundos. A colônia mais termo resistente foi utilizada para avaliação de termo resistência em variadas temperaturas e teve-se a obtenção do seu valor Z igual a 6,06 oC. Conclui-se que a diversidade de contaminantes de presunto é pequena tornando viável a continuidade do estudo que já está em andamento para determinação de processos térmicos eficientes que aumentem a vida de prateleira de presunto fatiado embalado a vácuo sem gerar alterações sensoriais e/ou físico-químicas significativas no produto.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PRAGANA, MARIANA DE ARAUJO et al.. DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA TÉRMICA DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES ISOLADOS A PARTIR DE PRESUNTO COZIDO FATIADO EMBALADO A VÁCUO... In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/147938-DETERMINACAO-DA-RESISTENCIA-TERMICA-DE-MICRORGANISMOS-DETERIORANTES-ISOLADOS-A-PARTIR-DE-PRESUNTO-COZIDO-FATIADO-. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes