MÉTODO INTUITIVO COMO BASE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
MÉTODO INTUITIVO COMO BASE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Autores
  • Monique Louise Cassimiro Inácio
  • Fernanda Costa Pereira
  • Isabela Casarine Almeida
  • Lidiane Batista Fernandes
  • Débora Souza Garcia
  • Tatiane Aparecida Ferreira Silva
  • Kelly Aparecida da Cunha Pereira
  • Izabela Regina Cardoso de Oliveira
  • Rafaela Corrêa Pereira
  • Michel Cardoso de Angelis Pereira
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/143044-metodo-intuitivo-como-base-metodologica-para-o-ensino-da-educacao-alimentar-e-nutricional
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Educação em saúde. Promoção da saúde. Comportamento alimentar.
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo de conhecimento que busca formar sujeitos empoderados, críticos e autônomos em suas escolhas alimentares saudáveis. Contudo, identifica-se a dificuldade de conduzir intervenções em EAN efetivas, visto que existem limitações metodológicas que não possibilitam abranger os sujeitos em sua totalidade, impedindo que mudanças efetivas e persistentes sejam observadas. Sabendo disso, o método intuitivo proposto por Pestalozzi (1746-1827) se apresenta como alternativa. Neste método, o próprio educando, de maneira intuitiva, ou seja, após ter observado, analisado, refletido e trabalhado sobre certa questão, utilizando-se de experiências anteriores e de conceitos já conhecidos, desenvolve a resposta por si mesmo, o que possibilita o estímulo a sua autonomia e criticidade, ao mesmo tempo que considera os fatores inerentes a sua realidade. Logo, a proposta do trabalho foi avaliar a efetividade do método intuitivo como metodologia inovadora no ensino da EAN para crianças e adolescentes de faixa etária entre 5 e 16 anos, de duas instituições de apoio social: o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CEACAD – Projeto Semearte) e o projeto social da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) da cidade de Lavras - MG. A população (n=246), foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo (controle), recebeu intervenções baseadas na metodologia expositiva de ensino (palestra). O segundo grupo (tratamento), recebeu ações baseadas no método intuitivo. O estudo foi conduzido em três etapas. A primeira foi a avaliação inicial, composta por aplicação de questionário estruturado que avaliava a auto eficácia culinária e o conhecimento sobre alimentação e nutrição, caracterização do estado nutricional, por meio do peso e altura, e o consumo alimentar dos participantes, através do recordatório 24h. Em seguida, conduziu-se quatro intervenções baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, que foram aplicadas, específicas para cada grupo. As intervenções trataram das seguintes temáticas: grupos de alimentos segundo o grau de processamento, oficinas culinárias, práticas alimentares e publicidade de alimentos. O efeito do tipo de metodologia aplicada nas respostas dos entrevistados foi analisado por modelos de regressão logística, gerados pelo software R, versão 3.5.2. Constatou-se que a razão de chance de melhora na auto eficácia para a elaboração de receitas por parte de um participante submetido à intervenções baseadas no método intuitivo foi aumentada em 4,17 vezes (IC 95% [1,51;14,75]) quando comparada ao participante submetido à palestra. Observou-se resultado semelhante para as questões que avaliavam a auto eficácia na elaboração de lanches utilizando frutas e elaboração de saladas, onde identificou-se que aqueles pertencentes ao grupo de tratamento possuíam 2,33 vezes (IC 95% [1,14; 5,01]) e 2,53 vezes (IC 95% [1,070; 6,701]) mais chances de melhora, respectivamente, quando comparados ao grupo controle. Nas questões relacionadas ao conhecimento sobre alimentação e nutrição, não foram observadas diferenças estatísticas entre os grupos submetidos aos diferentes métodos, o que demonstrou que ambos foram eficazes no ensino da EAN. Portanto, o método intuitivo pode ser utilizado como metodologia no ensino da EAN, visto que se mostrou superior, apresentando maior efetividade das intervenções quando comparado a metodologias expositivas.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

INÁCIO, Monique Louise Cassimiro et al.. MÉTODO INTUITIVO COMO BASE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/143044-METODO-INTUITIVO-COMO-BASE-METODOLOGICA-PARA-O-ENSINO-DA-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

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