A ÁRVORE DOS PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
A ÁRVORE DOS PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Autores
  • RENATA LOPES DE SIQUEIRA
  • Nayane Santiago Barreto
  • marina ellen rezende torres
  • Larissa Santos Martins
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/142974-a-arvore-dos-problemas-como-metodologia-ativa-no-ensino-da-disciplina-educacao-nutricional
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Educação Nutricional, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa.
Resumo
Introdução: O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou em 2012 o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas. Esse marco propõe uma ruptura das práticas tradicionais de EAN, propondo a substituição por práticas problematizadoras e ativas que favoreçam o diálogo e promovam a autonomia dos indivíduos. Entretanto, estudos evidenciam conhecimento incipiente dos profissionais de nutrição acerca das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, não raras vezes, ausentes na formação acadêmica dos profissionais de nutrição. Objetivo: Descrever a experiência de ensino e aprendizagem de EAN mediada pela metodologia ativa Árvore dos Problemas. Partindo de uma perspectiva problematizadora, essa metodologia possibilita aos educandos mapear quais os problemas relativos aos temas de estudo, analisar suas prováveis causas e propor soluções, representadas, respectivamente, como as raízes e frutos da árvore. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo pesquisa-ação. A Árvore dos Problemas foi adotada na aula sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa da disciplina Educação Nutricional, ofertada no sexto período do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe. Os dados da Árvore dos Problemas foram elencados seguindo o critério de originalidade e, complementados com as justificavas apresentada pelos alunos para seleção dos mesmos. Estas últimas, registradas via de diário de campo. Posteriormente, foram distribuídos em unidades de análise conforme procedimento proposto por Bardin. Os sujeitos da pesquisa foram 31 graduandos de nutrição. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer nº 2.816.417. Resultados: O problema central relativo ao processo de ensino e aprendizagem apontada pelos graduandos de nutrição foi a predominância da abordagem tradicionalista, apresentando causas relativas aos discentes (desmotivação, comodismo, insegurança, tempo escasso e dificuldade de organizar agenda de estudos); as disciplinas (conteúdos de ensino não “utéis, desconectados da realidade vivida; falta de integração de conteúdos e atividades avaliativas, carga horária restrita de práticas); a instituição universitária (estrutura física e suporte para aulas práticas precários, espaço físico da sala de aula limitar da integração e aprendizagem colaborativa, estrutura curricular rígida e distribuição horários das aulas extenuante). Os alunos também apontaram questões de abrangência macrossocial e natureza econômica, política e cultural como indutoras do processo de ensino tradicionalista e aprendizagem mecanicista. As proposições para superação da abordagem tradicionalista no ensino de EAN foram consoantes as categorias de causas, expressando maior dificuldade na elaboração de propostas para problemas relativos as questões de abrangência macrossocial, não restritas a universidade. Conclusão: A elaboração da Arvore dos Problemas, demonstrou ser esta uma metodologia que mobiliza e valoriza o conhecimentos prévios dos alunos, promovendo a assimilação do conteúdo de aprendizagem de forma crítica e reflexiva, consoante com a Teoria da Aprendizagem Significativa. Esta metodologia também evidenciou claramente um processo de aprendizagem colaborativa, caracterizado pela participação, interlocução e integração dos alunos durante a elaboração e apresentação das árvores construídas pelos grupos. Mesmo em face da dificuldade de apontar soluções, o próprio diagnóstico das questões de abrangência macrossocial, corroborou o potencial contextualizador e problematizador da Árvore dos Problemas.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIQUEIRA, RENATA LOPES DE et al.. A ÁRVORE DOS PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/142974-A-ARVORE-DOS-PROBLEMAS-COMO-METODOLOGIA-ATIVA-NO-ENSINO-DA-DISCIPLINA-EDUCACAO-NUTRICIONAL. Acesso em: 14/05/2025

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