PESQUISA DE MERCADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BISCOITO SALGADO COM BAGAÇO DE MALTE

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
PESQUISA DE MERCADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BISCOITO SALGADO COM BAGAÇO DE MALTE
Autores
  • Barbara Teixeira Gomes
  • Cristina Bollis Campagnaro
  • Emanuelly Hoffman Zanotti Peixoto
  • Silvana Medeiros Moraes
  • Suzana Maria Della Lucia
Modalidade
Resumo COPGAN
Área temática
COPGAN - Alimentos e Alimentação Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/142237-pesquisa-de-mercado-para-o-desenvolvimento-de-um-biscoito-salgado-com-bagaco-de-malte
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Questionário, Desenvolvimento, Produtos, Consumidores.
Resumo
INTRODUÇÃO Pesquisa de mercado é uma investigação que provê informações necessárias, por meio de identificação, coleta, análise e disseminação de informações que auxiliam na tomada de decisões, na identificação e resolução de problemas (MALHOTRA, 2006). Os resultados obtidos com a pesquisa permitem que as empresas possam segmentar seus mercados, definir o público-alvo, posicionar seus produtos, desenvolver estratégias de venda, tendo conhecimento das necessidades e desejos de potenciais consumidores (IRIGARAY et al., 2009). OBJETIVO Realizar uma pesquisa de mercado de modo a auxiliar no conhecimento do potencial mercado para um biscoito aperitivo salgado com adição de bagaço de malte em substituição parcial à farinha de trigo. MÉTODOS Para obtenção de dados primários foi realizada a aplicação de questionário estruturado, com potenciais consumidores de Alegre - ES, escolhidos de forma aleatória. A amostragem foi definida de acordo com o público-alvo, utilizando uma equação (GONÇALVES et al., 2013), totalizando 195 entrevistados. RESULTADOS Dos 195 entrevistados 74% eram do sexo feminino e 26% do sexo masculino. Em relação a faixa etária, a maioria dos entrevistados possuíam idades entre 20 e 24 anos (44,17%) e entre 25 e 29 anos (23,31%). Quanto a renda mensal familiar, a maioria dos respondentes recebem de 1 a 3 salários mínimos (51,43%). Entre os entrevistados, 54,02% possuem o ensino superior incompleto como nível de escolaridade, 10,34% ensino superior completo e 13,22% ensino médio completo. Em relação ao consumo de biscoitos salgados, 91% dos entrevistados consomem e apenas 9% não consomem. Quanto à frequência de consumo, 39,6% consomem mais de uma vez por semana, 22,6% uma vez na semana, 14,6% duas vezes por mês e 16,5% uma vez por mês. Em relação ao consumo de produtos integrais, 75% afirmaram consumir e 25% responderam que não consomem. As respostas da frequência de consumo revelaram que a maioria dos entrevistados (62,5%) consome mais de uma vez por semana, 10,9% uma vez por semana, 14,1% duas vezes por mês e 11,7% uma vez por mês. Na avaliação dos biscoitos integrais disponíveis no mercado a maioria avaliou como ”Bons” (50%), seguido por “Razoavelmente bons” (38%), “Ruins” (7%) e “Muito bons” (5%). Dentre as opções de biscoitos salgados integrais existentes, o sabor “Tradicional” foi apontado como o mais preferido pelos respondentes (49,75%) seguido do sabor “Ervas finas” (27,14%) e “Queijo” (13,57%). Os apimentados (4,52%) e outros sabores (5,03%) foram indicados com menor preferência. Os resultados da intenção de compra do biscoito salgado feito com bagaço de malte temperado com ervas finas foram favoráveis onde, 53% dos entrevistados afirmaram que comprariam o produto, 30% talvez comprariam e apenas 17% não comprariam. CONCLUSÃO O público alvo do biscoito salgado tipo aperitivo são pessoas que possuem o hábito de consumir esse tipo de biscoito e as que se preocupam com a qualidade nutricional. É um produto destinado a ambos os sexos. Não há restrições em relação à faixa etária. O mercado é de tamanho médio a amplo, mostrando uma alta frequência de consumo e grande intenção de compra para esse tipo de produto.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Barbara Teixeira et al.. PESQUISA DE MERCADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM BISCOITO SALGADO COM BAGAÇO DE MALTE.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/142237-PESQUISA-DE-MERCADO-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-UM-BISCOITO-SALGADO-COM-BAGACO-DE-MALTE. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes