EVOLUÇÃO DO ALCANCE DO MARKETING DE PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK NO BRASIL EM 2014-2018

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
EVOLUÇÃO DO ALCANCE DO MARKETING DE PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK NO BRASIL EM 2014-2018
Autores
  • Juliana Matos
  • Rafael Moreira Claro
  • PAULA MARTINS HORTA
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/141525-evolucao-do-alcance-do-marketing-de-produtos-ultraprocessados-em-paginas-do-facebook-no-brasil-em-2014-2018
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Publicidade de alimentos, Mídias sociais, Regulação
Resumo
Introdução: O consumo excessivo de produtos ultraprocessados está associado ao aumento da prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, principais causas de morte no Brasil, e é determinado, dentre outros, pela publicidade realizada nos diversos meios de comunicação. As evidências acerca da publicidade de alimentos no Brasil estão concentradas na mídia televisiva e são escassas nas mídias sociais. Até o momento, apenas um estudo descreveu o conteúdo e a extensão do marketing de produtos ultraprocessados em páginas brasileiras no Facebook em 2014. O estudo da evolução deste tipo de marketing poderá fornecer dados para futuros processos regulatórios, que objetivem a redução da exposição ao marketing de produtos não saudáveis no país. Objetivo: Avaliar a evolução do alcance do marketing de produtos ultraprocessados em páginas do Facebook no Brasil em 2014-2018. Métodos: Estudo longitudinal retrospectivo (2014-2018) que analisou o conteúdo de publicidade das 11 páginas do Facebook de marcas da indústria de alimentos (Bis, Burger King, Cacau Show, Coca Cola, Garoto, Guaraná Antárctica, Halls, Lacta, Mc Donalds, Subway e Trident) com maior número de fãs brasileiros em dezembro de 2018. O alcance da publicidade das páginas foi avaliado pelo registro do número de fãs e de postagens em cada ano de estudo e pelo número de curtidas, comentários e compartilhamentos ajustados pelo número de postagens. A análise dos dados foi realizada por meio de regressão linear simples assumindo as variáveis de estudo como variáveis dependentes e os anos de estudo como variáveis explicativas nos modelos. O coeficiente beta foi utilizado como indicador da tendência temporal de variação entre os anos estudados. Foram consideradas significativas as diferenças com valor de p<0,05. Resultados e Conclusão: Das 11 marcas estudadas, 5 (45,5%) mantiveram o número de fãs no período; enquanto 3 (27,3%) reduziram (Bis: ß=-105.981,5; Guaraná Antárctica: ß=-473.548,5; Halls; ß=-168.992,5) e 3 (27,3%) aumentaram (Burger King: ß=867.895,4; Cacau Show: ß=643.245,4; Subway: ß=534.789,5). Além disso, 5 (45,5%) marcas (Bis, Burger King, Cacau Show, Lacta e Subway) reduziram o número de postagens ao longo dos anos. Ao analisar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos ajustados pelo número de postagens, para a maior parte (n=8; 72,7%) das marcas (Bis, Cacau Show, Garoto, Lacta, Subway, Halls, Mc Donald’s, Trident) não houve diferenças significativas ao longo dos anos estudados. Dentre as páginas que apresentaram variação significativa para esses dados, aponta-se a Coca-Cola, que apresentou diminuição do número de curtidas/postagem (ß=-18.925,98), e as marcas Guaraná Antárctica e Burguer King que aumentaram o número de comentários/postagens (ß=205,72) e de compartilhamentos/postagens (ß=474,32), respectivamente. Em conclusão, apesar da maior parte das páginas estudadas terem apresentado manutenção ou redução do número de fãs e de postagens nos cinco anos estudados, a interação dos usuários com as páginas se manteve ou aumentou em quase todas elas. Portanto, a regulação da publicidade de alimentos no Facebook é uma possibilidade para a promoção da alimentação saudável no Brasil, uma vez que é elevado o alcance da publicidade de ultraprocessados nesse meio.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Juliana; CLARO, Rafael Moreira; HORTA, PAULA MARTINS. EVOLUÇÃO DO ALCANCE DO MARKETING DE PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK NO BRASIL EM 2014-2018.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/141525-EVOLUCAO-DO-ALCANCE-DO-MARKETING-DE-PRODUTOS-ULTRAPROCESSADOS-EM-PAGINAS-DO-FACEBOOK-NO-BRASIL-EM-2014-2018. Acesso em: 08/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes