AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE DE ESTUDANTES DA SÉTIMA ETAPA DE UM CURSO DE GRADUAÇÂO EM MEDICINA POR MEIO DA INTERVENÇÃO COM A TÉCNICA MINDFULNESS

Publicado em 10/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-400-0

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE DE ESTUDANTES DA SÉTIMA ETAPA DE UM CURSO DE GRADUAÇÂO EM MEDICINA POR MEIO DA INTERVENÇÃO COM A TÉCNICA MINDFULNESS
Autores
  • Beatriz Ascencio Cansado
  • Marcela Boer De Lima
  • Clarissa Henriques De Lucena
  • GABRIELA SCHOBA FERREIRA LIMA
  • Lilian Aran Guedes
  • MARIA DELZUITA FONTOURA
  • Daniela Garcia Ribeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
temáticas relacionadas à área da saúde
Data de Publicação
10/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/comuscs2021cientifico/380468-avaliacao-da-reducao-de-estresse-e-ansiedade-de-estudantes-da-setima-etapa-de-um-curso-de-graduacao-em-medicina-p
ISBN
978-65-5941-400-0
Palavras-Chave
Estresse Psicológico, Ansiedade, Mindfulness, Atenção Plena, Estudantes de medicina
Resumo
Introdução: Os estudantes graduandos em Medicina enfrentam muita pressão, pois apresentam volume exacerbado de conteúdo bem como intensa carga horária, que podem gerar estresse e ansiedade. Estes aspectos repercutem no processo de ensino e aprendizagem, podendo ocasionar desistência de prosseguir com o curso ou que o universitário faça escolhas deletérias, uma vez que, estar constantemente sob estresse e ansiedade, interfere na capacidade de decisão individual. O Mindfulness é conhecido como atenção plena e pode ser compreendido como um estado que envolve a atenção e consciência, no momento presente, sem postura de julgamento. Objetivo: Esse estudo avaliou a redução do estresse e da ansiedade de estudantes da 7ª etapa de um curso de graduação em Medicina utilizando a técnica Mindfulness. Metodologia: A pesquisa está de acordo com a Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde e com o Comitê de Ética em Pesquisa sendo aprovada com o parecer nº 4.659.520. Trinta e três estudantes participaram efetivamente da pesquisa. A coleta de dados inicial foi desenvolvida via Google forms, por meio do preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e de dois questionários, sendo eles: a escala de Depressão e Ansiedade Hospitalar (HAD), cuja pontuação se divide em: nível provável (12-21 pontos), nível possível (8-11 pontos) ou nível improvável (0-7 pontos), e o Freiburg Mindfulness Inventory adaptado para o Brasil (FMI-Br). Na sequência, houve a realização de cinco sessões de intervenção, de 30 minutos cada, empregando a prática Mindfulness, via Google meets. Finalmente, os dois questionários foram preenchidos novamente pelos participantes. Os dados foram tabulados e a análise estatística realizada utilizando o programa MedCalc® Statistical Software version 20.008 (MedCalc Software Ltd). Inicialmente, foi analisada a distribuição das variáveis de estudo (HAD e FMI-Br antes e após a intervenção) quanto à normalidade, utilizando o teste D’Agostino-Pearson. Tendo em vista que a normalidade foi aceita para a distribuição dos escores, foi aplicado o teste t de Student na comparação das médias estimadas antes e após a intervenção, considerando a diferença estatisticamente significante para p=0,05. Resultados: Os resultados obtidos pelo teste t de Student, dos escores de HAD antes e depois da intervenção por meio da técnica Mindfulness, demonstraram diferença estatisticamente significante, de forma que os participantes apresentaram redução nos valores dos níveis de estresse e ansiedade (p= 0,001). Assim, foi observado que 69,7% dos 33 participantes apresentaram nível de ansiedade provável antes da intervenção, com redução de 24,4% destes para nível possível após a intervenção. No caso dos indivíduos com nível possível antes da intervenção (30,3%), foi obtida melhora de 12,1% para o nível improvável. Com relação ao FMI-Br, ao comparar dados obtidos anteriormente e posteriormente às sessões de intervenção, os resultados apresentaram grande variação, de forma que não houve diferença estatística significante (p= 0,231), demonstrando a alta complexidade com relação ao conhecimento da técnica. Conclusão: A pesquisa demonstrou redução nos níveis de estresse e ansiedade dos estudantes do curso de graduação em Medicina avaliado, com o emprego da técnica Mindfulness.
Título do Evento
COMUSCS 2021 - Científico
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Médico Universitário da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CANSADO, Beatriz Ascencio et al.. AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE DE ESTUDANTES DA SÉTIMA ETAPA DE UM CURSO DE GRADUAÇÂO EM MEDICINA POR MEIO DA INTERVENÇÃO COM A TÉCNICA MINDFULNESS.. In: Anais do Congresso Médico Universitário da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Anais...Sao Paulo(SP) USCS, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/comuscs2021cientifico/380468-AVALIACAO-DA-REDUCAO-DE-ESTRESSE-E-ANSIEDADE-DE-ESTUDANTES-DA-SETIMA-ETAPA-DE-UM-CURSO-DE-GRADUACAO-EM-MEDICINA-P. Acesso em: 22/05/2025

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