GLOMERULOPATIA COLAPSANTE EM PACIENTES COM COVID-19

Publicado em 10/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-400-0

Título do Trabalho
GLOMERULOPATIA COLAPSANTE EM PACIENTES COM COVID-19
Autores
  • Amanda Miranda
Modalidade
Resumo
Área temática
temáticas relacionadas à área da saúde
Data de Publicação
10/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/comuscs2021cientifico/376961-glomerulopatia-colapsante-em-pacientes-com-covid-19
ISBN
978-65-5941-400-0
Palavras-Chave
COVID-19, Falência Renal Crônica, Apolipoproteína L1, Síndrome da Liberação de Citocina, Glomerulosclerose Segmentar e Focal.
Resumo
Introdução: O Covid-19 apresenta-se como uma doença sistêmica que atinge com frequência os rins, causando predominantemente a glomerulopatia colapsante, uma patologia muito associada ao vírus HIV. A causa do comprometimento renal ainda não é certa, mas está relacionada à presença do genótipo APOL1 em populações de ascendência africana, à tempestade de citocinas, à ligação direta do vírus SARS-CoV-2 ao receptor ECA2 presentes nos podócitos e células tubulares renais, ou todas as três causas em conjunto. Objetivo: Compartilhar os conhecimentos adquiridos nos últimos anos sobre o envolvimento renal do SARS-Cov-2 em pacientes com COVID-19. Método: O material bibliográfico foi proveniente de bases de dados como o PUBMED, e a leitura se deu de forma gradativa, em um primeiro momento se caracterizou como breve e, posteriormente, como seletiva e profunda. Resultados: Relatórios de diversos países indicam um frequente comprometimento renal associado principalmente à glomerulopatia colapsante em pacientes negros, com COVID-19 e com genótipo de risco APOL1. Além disso, alguns estudos reconheceram partículas de SARS-CoV-2 dentro do citoplasma de podócitos, porém existem estudos que rebateram essa hipótese a partir do conhecimento sobre a morfologia das partículas de coronavírus. Conclusão: O SARS-CoV-2 é um vírus cuja patogenicidade ainda é pouco conhecida, dessa forma, a ação viral no rim pode ser direta, como indica os achados microscópicos, ou indireta, devido à tempestade de citocinas. Apesar de recente, a descoberta é de grande importância pública, uma vez que está associada ao aumento da mortalidade e à grupos de indivíduos com o gene de risco APOL1.
Título do Evento
COMUSCS 2021 - Científico
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Médico Universitário da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Amanda. GLOMERULOPATIA COLAPSANTE EM PACIENTES COM COVID-19.. In: Anais do Congresso Médico Universitário da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Anais...Sao Paulo(SP) USCS, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/comuscs2021cientifico/376961-GLOMERULOPATIA-COLAPSANTE-EM-PACIENTES-COM-COVID-19. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes