ENTRE MONTMARTRE E MONTPARNASSE: ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS EM PARIS (1904-1914)

Publicado em 26/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0969-0 | ISSN 2236-0719

DOI
10.29327/coloquiocbha2023.623496  
Título do Trabalho
ENTRE MONTMARTRE E MONTPARNASSE: ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS EM PARIS (1904-1914)
Autores
  • João Victor Rossetti Brancato
Modalidade
Pôster (para não membros do CBHA)
Área temática
Urdiduras metodológicas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coloquiocbha2023/623496-entre-montmartre-e-montparnasse--atelies-de-artistas-brasileiros-em-paris-(1904-1914)
ISBN
978-65-272-0969-0 | ISSN 2236-0719
Palavras-Chave
Cartografia de ateliês, Circulação internacional de artistas, Artistas brasileiros em Paris, Helios Seelinger, História da Arte no Brasil
Resumo
A relevância ocupada por Paris na circulação transnacional de artistas, modelos e ideias no início do século XX é incontestável, ainda que a historiografia já tenha relativizado seu papel como centro exclusivo de transformações artísticas. É possível observar até mesmo como tais mudanças ocorreram a partir de agentes concentrados em determinadas regiões da cidade no decurso do tempo, como é o caso da École de Paris, “situada” em Montparnasse. Orientado por uma perspectiva atenta às geografias da arte, propõe-se aqui o mapeamento dos endereços dos ateliês de artistas brasileiros e de estrangeiros com atuação no Brasil que residiram em Paris entre 1904 e 1914. Parte-se do pressuposto de que suas localizações impactaram as suas experiências de séjour na capital francesa. Investiga-se como os brasileiros se articulavam espacialmente entre si, quais as possíveis razões para a preferência por certas regiões e como elas eram equipadas e ocupadas com lugares e agentes específicos de atração. O recorte cronológico justifica-se pelo período de estadia na cidade do pintor Helios Seelinger (1878-1965), cuja produção é objeto da tese desenvolvida pelo autor. Este trabalho apresenta resultados parciais do estágio de pesquisa doutoral realizado na Université Paris Nanterre entre outubro de 2022 e outubro de 2023.
Título do Evento
43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em história da arte. Anais do 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BRANCATO, João Victor Rossetti. ENTRE MONTMARTRE E MONTPARNASSE: ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS EM PARIS (1904-1914).. In: Urdiduras metodológicas: escolhas e disposições na pesquisa em história da arte. Anais do 43º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Anais...Juiz de Fora(MG) Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coloquiocbha2023/623496-ENTRE-MONTMARTRE-E-MONTPARNASSE--ATELIES-DE-ARTISTAS-BRASILEIROS-EM-PARIS-(1904-1914). Acesso em: 26/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes