MÃO NA GRAMÁTICA: MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 29/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-521-3

Título do Trabalho
MÃO NA GRAMÁTICA: MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Antonio Lemes Guerra Junior
  • Juliana Carla Barbieri Steffler
Modalidade
Proposta de Minicurso
Área temática
Eixo 05 - Tecnologias no ensino e metodologias ativas
Data de Publicação
29/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coli/556910-mao-na-gramatica--materiais-concretos-no-ensino-de-lingua-portuguesa
ISBN
978-85-5722-521-3
Palavras-Chave
Gramática, Aprendizagem linguística ativa, Ensino de LP
Resumo
A análise da história do ensino de Língua Portuguesa (LP) revela uma multifacetada combinação de concepções teóricas, as quais refletiram-se em metodologias presentes na sala de aula. Partindo de uma concepção de linguagem como mera “expressão do pensamento” a uma visão de “lugar de interação” (KOCH, 2010), o fato é que a abordagem da língua na escola sempre foi alvo de discussão. Muitas pesquisas, por exemplo, centram-se em reflexões sobre o ensino da gramática, que parece ser o ponto fulcral da complexidade que paira nesse campo. Em linhas gerais, defende-se uma gramática contextualizada (Antunes, 2014), um ensino gramatical que privilegia a descrição e o uso da língua (Vieira; Brandão, 2011), questionando-se “por que a escola não ensina gramática assim?” (Bortoni-Ricardo et al., 2014). Tais discussões reverberam na constituição dos documentos norteadores do ensino no país, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a qual deve-se aprofundar a análise e a reflexão sobre a língua, contrapondo-se uma “perspectiva prescritiva única” e uma “perspectiva de descrição de vários usos da língua” (Brasil, 2018, p. 504). Nesse sentido, esse movimento de aprofundamento, com vistas à reflexão, requer a adoção de novas estratégias metodológicas pelo professor, capazes de promover o protagonismo do aluno e a efetividade da aprendizagem. Os princípios da Aprendizagem Linguística Ativa, propostos por Pilati (2017), despontam como uma alternativa para essa remodelação das práticas de ensino de gramática, focando o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir do uso de materiais concretos e manipuláveis para a análise das estruturas linguísticas. Diante disso, este minicurso, vinculado ao Projeto de Extensão “Mão na gramática: materiais concretos no ensino de Língua Portuguesa”, voltado a graduandos em Letras e professores de LP atuantes na Educação Básica, visa a apresentar os princípios fundamentais dessa metodologia. O encontro será organizado em dois momentos: um teórico, com a discussão do aporte metodológico, e um prático, em que os participantes poderão elaborar kits de materiais concretos para o ensino de gramática em suas aulas, sob supervisão dos proponentes. Sugere-se, para a participação, que os inscritos providenciem materiais básicos de papelaria (papel cartão colorido, EVA, cola, tesoura, etc.) ou materiais recicláveis (tampinhas de garrafa, rolinhos de papelão, caixinhas, etc.).
Título do Evento
COLI
Cidade do Evento
Apucarana
Título dos Anais do Evento
Anais do COLI
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Antonio Lemes Guerra; STEFFLER, Juliana Carla Barbieri. MÃO NA GRAMÁTICA: MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do COLI. Anais...Apucarana(PR) Unespar, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coli/556910-MAO-NA-GRAMATICA--MATERIAIS-CONCRETOS-NO-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 08/08/2025

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