O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE, SISTEMA CAICÓ RN, RÁDIO RURAL COMO ELEMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO SERIDOENSE

Publicado em 08/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0927-0

Título do Trabalho
O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE, SISTEMA CAICÓ RN, RÁDIO RURAL COMO ELEMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO SERIDOENSE
Autores
  • Karollainy Kennya Dias de Medeiros
  • Juciene Batista Félix Andrade
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
05 - História e historiografia da educação
Data de Publicação
08/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053541-o-movimento-de-educacao-de-base-sistema-caico-rn-radio-rural-como-elemento-formativo-na-educacao-seridoense
ISBN
978-65-272-0927-0
Palavras-Chave
Movimento de Educação de Base, Sistema Caicó-RN, Rádio Rural, Educação Seridoense.
Resumo
O Movimento de Educação de Base surge durante a década de 1960, com a finalidade de alfabetizar as camadas populares para desenvolver o país. Nesse sentido, as regiões que tiveram uma presença maior do MEB foram: Centro-Oeste, Nordeste e Nordeste. O MEB, adotava subdivisões, os chamados “sistemas”, no Rio Grande do Norte, contamos com a presença de três sistemas: Natal, Mossoró e Caicó. Também, considerando que estas são as divisões das arquidioceses do estado, visto que o Movimento de Educação de Base contava com o apoio da Igreja Católica para realizar o seu trabalho. Este último sistema citado, é o foco do nosso trabalho. Os programas do MEB eram transmitidos via rádio, a emissora radioativa responsável pelo sistema da Caicó era a Rádio Rural, entre as décadas de 70 a 80, principalmente. O foco do referido trabalho, é analisar de que forma os programas eram estruturados, e, analisar o MEB como um elemento para historiografia da educação seridoense. Em consonância com o trabalho, utilizamos os conceitos de de Alfabetizar e Educar, ancorados na perspectiva Freiriana lida como “PRÁXIS DA LIBERTAÇÃO”, extraída do livro: “Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire”. Nesse sentido, a teoria posta, procura trabalhar com uma prática pedagógica que visa não somente uma educação conteudista, como também, a construção de uma educação crítica, no trabalho, procuramos abordar a educação para além de seus conteúdos formais, expondo a didática do Movimento de Educação de Base, de inserir elementos do cotidiano com a finalidade de instigar o seu público ouvinte a participar das aulas, através da escuta dos programas radiofônicos, como também, de proporcionar um melhor entendimento dos assuntos abordados ao longo dos programas, partindo da utilização de elementos que estão presentes no dia a dia desses sujeitos. As fontes utilizadas para o desenvolvimento desse trabalho estão sob custódia do Laboratório de Documentação Histórica (LABORDOC), no fundo da Rádio Rural. Metodologicamente, trabalhamos com a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, com o objetivo de compreender a estruturação dos programas de radiodifusão do Movimento de Educação de Base.
Título do Evento
VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Cidade do Evento
Caicó
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEDEIROS, Karollainy Kennya Dias de; ANDRADE, Juciene Batista Félix. O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE, SISTEMA CAICÓ RN, RÁDIO RURAL COMO ELEMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO SERIDOENSE.. In: Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) UFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053541-O-MOVIMENTO-DE-EDUCACAO-DE-BASE-SISTEMA-CAICO-RN-RADIO-RURAL-COMO-ELEMENTO-FORMATIVO-NA-EDUCACAO-SERIDOENSE. Acesso em: 26/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes