ALFABETIZAÇÃO, PODER E LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FREIRE E MOBRAL

Publicado em 08/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0927-0

Título do Trabalho
ALFABETIZAÇÃO, PODER E LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FREIRE E MOBRAL
Autores
  • Lara Emily de Araújo Fernandes
  • Caique Aparecido Umiji
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
03 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
08/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053483-alfabetizacao-poder-e-libertacao--uma-analise-comparativa-entre-freire-e-mobral
ISBN
978-65-272-0927-0
Palavras-Chave
Alfabetização, MOBRAL, Angicos, Educação.
Resumo
Este trabalho situa-se no campo da educação e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. O objetivo é a realização de uma análise comparativa acerca do projeto de alfabetização de 40 horas desenvolvido por Paulo Freire e o que, posteriormente, o substituiu, advindo do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Desse modo, considera-se que não seria possível falar da historiografia brasileira sem mencionar um dos maiores educadores de todos os tempos: Paulo Freire. Pernambucano, nascido em 19 de setembro de 1921, Freire é autor de quase 40 obras e apresenta grande destaque no campo educacional. Segundo o autor, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. (Freire, 1968, p.67) . Em toda a sua vida, o educador reforçou de forma prática tudo aquilo que escrevia. Não só com observações, mas indo em busca de soluções para os problemas que percebia e relatava. Uma de suas demonstrações de luta mais fortes, foi percebida numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte, Angicos. Na qual, ele alfabetizou cerca de 300 trabalhadores locais, em apenas 40 horas. Seu método inovador permitiu que pessoas de pouca ou nenhuma instrução acadêmica tivessem a oportunidade de letramento, levando em consideração suas respectivas vivências, o que não acontecia na época. O projeto foi realizado durante o governo de João Goulart, no contexto do Brasil pré-golpe militar de 1964. A ideia era alfabetizar, de maneira rápida e eficaz, um grande número de adultos. Entretanto, algo que se deferisse da mecanicidade trazida pelos métodos usuais. Freire buscava algo que levasse em consideração a realidade social e cultural dos participantes. A alfabetização, para Freire, era também um ato político, pois empoderava os oprimidos e os ajudava a se perceberem como agentes de transformação social. O projeto foi interrompido em 1964, que depôs João Goulart e instaurou uma ditadura, na qual Freire foi preso e depois exilado. Logo após a prisão do educador, foi instituído um novo método no país, advindo do Movimento Brasileiro de Alfabetização, que ia contra os ideais defendidos por Freire. o MOBRAL, como ficou conhecido, foi um programa de ensino criado em 1967 pelo governo militar do Brasil, que tinha como foco combater o analfabetismo. Entretanto, teve o seu fim em 1985, a julgar que seu modo de ensino não conseguiu atingir as expectativas levando a inúmeras críticas por uma metodologia não funcional, de forma mecanizada e com falta de contextualização. Portanto, busca-se analisar as principais diferenças e possíveis semelhanças entre ambos os métodos, através de uma análise comparativa. Assim, será possível reconhecer algumas possibilidades de ensino que proporcionarão maior eficácia, frente a outras, que por seu caráter mecânico, já se encontram retrógradas e obsoletas.
Título do Evento
VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Cidade do Evento
Caicó
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Lara Emily de Araújo; UMIJI, Caique Aparecido. ALFABETIZAÇÃO, PODER E LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FREIRE E MOBRAL.. In: Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) UFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053483-ALFABETIZACAO-PODER-E-LIBERTACAO--UMA-ANALISE-COMPARATIVA-ENTRE-FREIRE-E-MOBRAL. Acesso em: 26/07/2025

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