ARQUITETURA E CULTURA MATERIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O GRUPO ESCOLAR MATHIAS OLYMPIO EM TERESINA-PI (1928-1945)

Publicado em 08/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0927-0

Título do Trabalho
ARQUITETURA E CULTURA MATERIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O GRUPO ESCOLAR MATHIAS OLYMPIO EM TERESINA-PI (1928-1945)
Autores
  • Gerlândia da Rocha Luz
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
04 - Instituições escolares e política educacional
Data de Publicação
08/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053455-arquitetura-e-cultura-material--consideracoes-sobre-o-grupo-escolar-mathias-olympio-em-teresina-pi-(1928-1945)
ISBN
978-65-272-0927-0
Palavras-Chave
Arquitetura escolar, Cultura material, Grupo Escolar, Mordenização.
Resumo
Muito além de uma ordem construtiva, a arquitetura escolar vai refletir ideologias políticas, pedagógicas e culturais no meio social. Assim, sua materialidade tem sido interrogada enquanto categoria e como fonte para o entendimento da história da escola e do seu processo de escolarização. Portanto, o presente estudo tem por objetivo compreender a história do Grupo Escolar Mathias Olympio a partir da sua arquitetura e da dimensão do prédio enquanto cultura material. Ademais, buscamos compreender o contexto histórico e político da cidade de Teresina (1928-1945), discutir sobre o processo de expansão do modelo grupo escolar e suas significações, além de analisar a materialidade do prédio do Grupo Escolar Mathias Olympio. Para a realização desta pesquisa a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, do tipo histórico documental. Assim, as fontes utilizadas foram as seguintes: mensagens, relatórios de governo, almanaques de Parnaíba e o processo de tombamento do Grupo Escolar Mathias Olympio. Para a análise desses documentos, o presente trabalho estará fundamentado nos seguintes autores: referente a arquitetura escolar, Escolano (2001), Santiago (2017); sobre cultura material escolar, Bencosta (2007), Buffa (2002), Elias (2006), Lima (2011); sobre as instituições escolares recorremos a ideia de Diana Vidal (2006, 2017), Werle (2004); para as percepções sobre os grupos escolares Faria Filho, (1998, 2006), Souza (2019, 2006); e como produções de pesquisadores locais Amparo Ferro (1996), Lopes (2001-2006), Salânia Melo (2010) e Jane Sousa (2005). As fontes citadas foram localizadas no Arquivo Público do Piauí e na Secretária de Cultura do Estado- SECULT.A escola, portanto, constituída em prédio próprio, reflete em seus espaços percepções de uma cultura material, um mundo de objetos que carregam consigo simbologias e representações.
Título do Evento
VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Cidade do Evento
Caicó
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUZ, Gerlândia da Rocha. ARQUITETURA E CULTURA MATERIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O GRUPO ESCOLAR MATHIAS OLYMPIO EM TERESINA-PI (1928-1945).. In: Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) UFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1053455-ARQUITETURA-E-CULTURA-MATERIAL--CONSIDERACOES-SOBRE-O-GRUPO-ESCOLAR-MATHIAS-OLYMPIO-EM-TERESINA-PI-(1928-1945). Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes