“DOCUMENTAR A PRÓPRIA VIDA? ” ENTRELAÇANDO MEMÓRIAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Publicado em 08/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0927-0

Título do Trabalho
“DOCUMENTAR A PRÓPRIA VIDA? ” ENTRELAÇANDO MEMÓRIAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Autores
  • Letícia André
  • Marcelo Gomes da Silva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
01 - Acervos e fontes para a história da educação
Data de Publicação
08/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1050689-documentar-a-propria-vida--entrelacando-memorias-escolares-na-formacao-de-professoresas
ISBN
978-65-272-0927-0
Palavras-Chave
História da Educação, Memória, Formação de professores/as, Material didático-pedagógico.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Ensino “Documentar a própria vida: História, memória e formação de professores/as”, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCIE/UESC), instituição localizada em Ilhéus-BA. A proposta visa contribuir de maneira teórica e metodológica na formação dos discentes do curso de pedagogia, atuando na construção de conhecimento da disciplina História da Educação. Para tanto, propor-se analisar o fazer/ser docente a partir das materialidades e imaterialidades que compõem as trajetórias escolares e pessoais dos/as discentes. Neste aspecto, dialoga-se com os conceitos de cultura escolar (Benito, 2017), profissão docente (Silva, 2012), memória (Nora, 1993), fontes e acervos escolares (Paulilo, 2019). O Projeto de Ensino foi desenvolvido entre o período de 2023-2024, com cerca de 80 alunos da licenciatura em Pedagogia, (matutino e noturno) a partir de atividades que utilizaram a metodologia da pesquisa documental. As operações desenvolvidas pelos/as discentes envolveram apropriação teórica da área, levantamento e análise documental e a compreensão do campo como um potencial analítico da realidade e indispensável na formação de professores. O processo ocorreu com a mediação das aprendizagens e auxílio na construção metodológica de organização e categorização de análise das fontes levantadas. Como resultado do projeto e das análises realizadas, e como forma de sintetizar todo o procedimento realizado, produziu-se um vídeo-documentário em conjunto com a turma. O Documentário “Entrelaços de Memória” foi desenvolvido pelo entrelaçamento de narrativas produzidas através da pesquisa documental, dos aspectos ligados à construção da identidade dos sujeitos históricos da educação e da divulgação científica. Para a produção deste material didático-pedagógico foram necessárias atividades de pesquisa, planejamento, roteirização, captações de imagens internas e externas, montagem e edição. O material está disponível no site oficial e no canal do Youtube do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação - GRUPPHED/UESC (https://www.youtube.com/watch?v=_SWDD1a42AU&t=268s). Ressalta-se a importância de ações semelhantes às desenvolvidas neste Projeto de Ensino, sobretudo, mediante a divulgação através do documentário, que desde seu lançamento vem contribuindo para o ensino de História da Educação na formação de professores/as.
Título do Evento
VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Cidade do Evento
Caicó
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRÉ, Letícia; SILVA, Marcelo Gomes da. “DOCUMENTAR A PRÓPRIA VIDA? ” ENTRELAÇANDO MEMÓRIAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS.. In: Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) UFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1050689-DOCUMENTAR-A-PROPRIA-VIDA--ENTRELACANDO-MEMORIAS-ESCOLARES-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORESAS. Acesso em: 21/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes