GRUPO ESCOLAR AFONSO MAFRENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE ALTOS – PIAUÍ (1922-1938)

Publicado em 08/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0927-0

Título do Trabalho
GRUPO ESCOLAR AFONSO MAFRENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE ALTOS – PIAUÍ (1922-1938)
Autores
  • Larysse Sepúlveda Silva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
04 - Instituições escolares e política educacional
Data de Publicação
08/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1048907-grupo-escolar-afonso-mafrense--contribuicoes-para-a-educacao-de-altos--piaui-(1922-1938)
ISBN
978-65-272-0927-0
Palavras-Chave
Altos; Educação; Grupo Escolar; História da Educação.
Resumo
A cidade de Altos, localizada na região norte do estado do Piauí, a 41km da capital Teresina, surge por volta de 1800, com a chegada de João de Paiva Oliveira e sua família nas terras que foram chamadas São José dos Altos, ou Altos de João de Paiva. Somente em outubro de 1922 a vila existente torna-se município e recebe a denominação de Altos, num movimento expansionista desenvolvido pelo então governador do Piauí, João Luis Ferreira. Os primeiros movimentos de desenvolvimento educacional para a população altoense foram realizados por professores particulares, para além destes, o município contava com uma escola mista, em 1931, a instituição passou a ser denominada Escola Agrupada “Afonso Mafrense”. Somente em 08 de março de 1938 a partir do Decreto de nº 51, a escola existente é elevada à Grupo Escolar Afonso Mafrense, no governo de Leônidas Melo (Piauí, 1938). De acordo com Souza (2008, p .42) “Desde o início, os grupos escolares encarnavam o modelo ideal de escola primária”. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições do Grupo Escolar Afonso Mafrense para a educação em Altos, Piauí, e definiu-se como objetivos específicos descrever as mudanças surgidas na educação a partir da implantação do grupo escolar. Para atingir os objetivos propostos utilizamos como metodologia a pesquisa histórica, com abordagem qualitativa, a partir de fontes documentais, na perspectiva da História Cultural. Os grupos escolares pelo território piauiense, surgiram na década de1920, o primeiro deles, o Grupo Escolar Miranda Osorio, foi implantado em Parnaíba em 1922, e de acordo com Lopes (2006), se tornaram vitrine para o projeto de modernidade e patriotismo almejado pelo Estado, representavam o lugar apropriado para o ensino, assim como, dispositivo para a superação do analfabetismo, em muitas cidades, a exemplo de Altos, eles eram organizados a partir da junção de escolas isoladas. Dias (2016, p.91) nos apresenta a seguinte representação “Logo de início, foi tudo bem organizado, carteiras, cada carteira para 03 alunos, mesa, quadro negro e o material necessário.” Em Altos, a implantação do Grupos Escolar Afonso Mafrense, trouxe a possibilidade de acesso de alunos das classes mais populares ao processo educacional, à cultura escolar e a possibilidade de transformação social.
Título do Evento
VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Cidade do Evento
Caicó
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Larysse Sepúlveda. GRUPO ESCOLAR AFONSO MAFRENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE ALTOS – PIAUÍ (1922-1938).. In: Anais do VIII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) UFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2024/1048907-GRUPO-ESCOLAR-AFONSO-MAFRENSE--CONTRIBUICOES-PARA-A-EDUCACAO-DE-ALTOS--PIAUI-(1922-1938). Acesso em: 26/06/2025

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