CONHECENDO A PARAÍBA COM OS OUVIDOS: A MÚSICA PARAIBANA COMO FONTE HISTÓRICA E EDUCACIONAL

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
CONHECENDO A PARAÍBA COM OS OUVIDOS: A MÚSICA PARAIBANA COMO FONTE HISTÓRICA E EDUCACIONAL
Autores
  • Francisco Didier Guedes Albuquerque Junior
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Acervos e fontes para a história da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/782088-conhecendo-a-paraiba-com-os-ouvidos--a-musica-paraibana-como-fonte-historica-e-educacional
ISSN
Palavras-Chave
Música paraibana; Ensino de História; Canção popular.
Resumo
A música, quando pensada como uma possibilidade na construção do saber histórico e educacional, apresenta inúmeros caminhos para se compreender a elaboração dos sentidos e das sensibilidades humanas. No caso da música paraibana, particularmente, essa elaboração pode ser ouvida a partir de nomes como Jackson do Pandeiro, Cátia de França, Zé Ramalho, Jaguaribe Carne, Escurinho, Totonho & os Cabra, Conspiração Apocalipse, Tocaia da Paraíba e Cabruêra. Esses mais variados artistas, tendo como ponto de partida desde a capital João Pessoa até Cajazeiras, uma das cidades que se localiza na zona limítrofe oeste do estado da Paraíba, trouxeram para as suas canções problemáticas como o feminismo, o racismo estrutural, a religião (tanto católica como as de origem indígena e afro-brasileiras), a diversidade de expressões culturais e a desigualdade social. Temáticas que, sendo trabalhadas em sala de aula através de uma análise problematizadora, podem vir a contribuir para a configuração de um pensamento crítico da sociedade paraibana. Nesse ritmo, este trabalho tem como finalidade traçar um paralelo entre os campos do Ensino de História e da Música, notadamente centrada nas experiências e representações possibilitada pela música paraibana. Como aporte teórico e metodológico, são elegidas as investigações sobre o conceito de canção popular (NAPOLITANO, 2002; MORAES, 2002), a partir do que se pode identificar toda a estrutura significante das canções (letra, música e contexto); já no que diz respeito ao uso da Música como ferramenta no Ensino de História, são tomados como pressupostos os trabalhos desenvolvidos por Luciana Calissi (2015) e Waldeci Ferreira Chagas (2015).
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Francisco Didier Guedes Albuquerque. CONHECENDO A PARAÍBA COM OS OUVIDOS: A MÚSICA PARAIBANA COMO FONTE HISTÓRICA E EDUCACIONAL.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/782088-CONHECENDO-A-PARAIBA-COM-OS-OUVIDOS--A-MUSICA-PARAIBANA-COMO-FONTE-HISTORICA-E-EDUCACIONAL. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes