FONTES ICONOGRÁFICAS - O NÃO VISÍVEL DO DOCUMENTO HISTÓRICO: UMA PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DENTRO DOS ACERVOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
FONTES ICONOGRÁFICAS - O NÃO VISÍVEL DO DOCUMENTO HISTÓRICO: UMA PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DENTRO DOS ACERVOS PÚBLICOS E PRIVADOS
Autores
  • Gilson Braga
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Acervos e fontes para a história da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/782075-fontes-iconograficas---o-nao-visivel-do-documento-historico--uma-pratica-de-pesquisa-em-educacao-dentro-dos-acerv
ISSN
Palavras-Chave
Acervo, Pesquisa em Educação, Fontes Iconográficas, Documentos
Resumo
Este trabalho se propõe apresentar uma experiencia de investigação e a partir disso, refletir (problematizar) no coletivo, sobre as diferentes formas de angariar fontes iconográficas dentro e fora dos acervos públicos e particulares, destacando assuntos relativos à formação, organização, preservação, difusão, acesso e disponibilização democrática desses acervos e artefatos. Se os arquivos têm como finalidade, difundir informações como um meio da produção dos saberes; podemos acreditar que os trabalhos profissionais, acadêmicos e científicos, resultam de pesquisas nos acervos, e assim expressam a importância deles, para o estudo e a pesquisa nos mais diferentes campos do saber. A metodologia adotada é qualitativa de caráter bibliográfico, racional e sensível referente ao tema e aos assuntos abordados neste trabalho, o que possibilitou compreender a utilização e a importância dos acervos para as investigações com as fontes iconográficas em educação, como também o mapeamento de diferentes fontes: como documentos particulares e públicos: escritos, iconográficos e artefatos, matérias publicadas na imprensa escrita e virtual, angariados nos acervos dos arquivos existentes na região da Baixada Santista do Estado de São Paulo. A proposta de construir a fundamentação teórica para este trabalho, foi entender alguns conceitos de autores como: LE GOFF (1990) – reflete sobre documento e monumento; Farge (2009) – relação dos pesquisadores com os acervos; Panofsky (1986) – conceitos de iconografia e iconologia; Pinsky (2008) – tratamento nas fontes históricas; Menezes (2012) – coleta, análise e apresentação dos documentos iconográficos. O processo de investigação buscou qualificar os acervos pesquisados e apresentar as características pessoais e coletiva do pesquisador envolvida nesses espaços e suas experiências; e assim entender a dimensão das fontes iconográficas nas pesquisas em educação e articulação entre os detentores, zeladores dos acervos e o acesso democrático pela sociedade. O processo de análise permitiu identificar a necessidade de uma conscientização na comunidade acadêmica e institucional da importância das fontes iconográficas existentes nos acervos; certamente quando nos referimos a um acervo, especialmente em contextos acadêmicos, é crucial adotar um olhar mais gentil e aprofundado.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Gilson. FONTES ICONOGRÁFICAS - O NÃO VISÍVEL DO DOCUMENTO HISTÓRICO: UMA PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DENTRO DOS ACERVOS PÚBLICOS E PRIVADOS.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/782075-FONTES-ICONOGRAFICAS---O-NAO-VISIVEL-DO-DOCUMENTO-HISTORICO--UMA-PRATICA-DE-PESQUISA-EM-EDUCACAO-DENTRO-DOS-ACERV. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

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