BENEFICIÊNCIA, VIRTUDE E CIVILIDADE: A EDUCAÇÃO DE “ENGEITADOS SOCIAES” NA IMPRENSA REPUBLICANA PARAENSE DA DÉCADA DE 1890.

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
BENEFICIÊNCIA, VIRTUDE E CIVILIDADE: A EDUCAÇÃO DE “ENGEITADOS SOCIAES” NA IMPRENSA REPUBLICANA PARAENSE DA DÉCADA DE 1890.
Autores
  • Sidney Charles Nascimento Tavares
  • Alessandro Sathler
  • Marinete Alves Pereira De Castro
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781710-beneficiencia-virtude-e-civilidade--a-educacao-de-engeitados-sociaes-na-imprensa-republicana-paraense-da-decad
ISSN
Palavras-Chave
educação paraense no século XIX, orphelinato paraense, orfandade paraense no século XIX.
Resumo
Em 13 de junho de 1893, o jornal paraense A República trazia a matéria Orphelinato Paraense, que noticiava a conferência para arrecadação de fundos proferida pelo padre Guilherme Dias, donde destaco o seguinte trecho “[...] abrigo necessário a tantos engeitados sociaes que a míngua de pão e de ensino trocam, ainda em verdes annos, as cândidas expressões da innocencia pelo vocabulario immundo do vicio e da depravação, enveredam pela estrada do crime e prejudicam com seus reprovados feitos a sociedade que lhes foi madrasta.”. Em 25 de junho de 1893 era noticiada novamente a campanha de caridade, onde a convocatória para doações destacava “[...] da progressão dos uteis ensinamentos que á essas creanças forem ministrados depende a desapparição dos crimes e das aberrações á que naturalmente forem inclinados.”. Cumpre esclarecer que o citado periódico era oficialmente um órgão do partido republicano, alinhado a posicionamentos essencialmente conservadores. A presente discussão, cujo espaço de pesquisa é como o tema da orfandade era noticiada em A República entre os anos de 1886 e 1900, tem como objetivo principal discutir a compreensão de qual seria a educação adequada aos órfãos segundo a perspectiva publicada por este veículo. São definidos como objetivos específicos: a) identificar as motivações sociais da educação de órfãos; b) historicizar a criação do Orphelinato Paraense. A investigação, de caráter qualitativo, tem como metodologia o diálogo entre a perspectiva histórico-documental e a cartografia social de Sales, Arrais e Braga (2017), buscando reconhecer as forças, movimentos, enfrentamentos e relações presentes no processo social-histórico. Além de obras sobre a temática, constituem fontes materiais os números de A República arquivados digitalmente na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O debate aqui proposto apoia-se teoricamente nas ideias de Barros (2021), quanto ao uso da imprensa como fonte histórica, e quanto a orfandade os estudos de Alves (2018), Pinheiro, Alves e Costa (2018) e Sabino (2019). A diagramação das notícias indica uma visão da sociedade paraense do final do Século XIX para com a orfandade que ultrapassa o assistencialismo, dialoga, sobretudo, com modelos religiosos e morais, funda-se na simbiose entre a caridade religiosa e os deveres republicanos. As leituras apontam para a educação como um elemento disciplinador dos órfãos, buscando nesta perspectiva torná-los virtuosos a despeito de sua natureza. Destacam-se, ainda, dois pontos referenciais que se repetem no decorrer das narrativas: a presença feminina neste movimento e a relação direta entre educação e trabalho, entendido neste contexto como força motriz para dignidade. A educação, em síntese, representa um instrumento institucional de civilidade republicana.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TAVARES, Sidney Charles Nascimento; SATHLER, Alessandro; CASTRO, Marinete Alves Pereira De. BENEFICIÊNCIA, VIRTUDE E CIVILIDADE: A EDUCAÇÃO DE “ENGEITADOS SOCIAES” NA IMPRENSA REPUBLICANA PARAENSE DA DÉCADA DE 1890... In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781710-BENEFICIENCIA-VIRTUDE-E-CIVILIDADE--A-EDUCACAO-DE-ENGEITADOS-SOCIAES-NA-IMPRENSA-REPUBLICANA-PARAENSE-DA-DECAD. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes