ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE) E O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NACIONAL NA DÉCADA DE 1920

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE) E O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NACIONAL NA DÉCADA DE 1920
Autores
  • Lidemberg Régis Santos Dantas
  • Olivia Morais de Medeiros Neta
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
História e historiografia da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781611-associacao-brasileira-de-educacao-(abe)-e-o-problema-da-educacao-nacional-na-decada-de-1920
ISSN
Palavras-Chave
Associação Brasileira de Educação, História da Educação, Pesquisa histórica.
Resumo
A Associação Brasileira de Educação (ABE) foi um importante núcleo de convergência de discussões referente à educação nacional, representação de departamentos estaduais da instituição e integração de intelectuais interessados nos problemas educacionais. Inserido nesse contexto, a pesquisa busca responder à seguinte questão: quais as possibilidades de pesquisa em história da educação a partir da atuação da ABE no cenário educacional? A pesquisa documental foi realizada nos repositórios digitais da Hemeroteca Digital Brasileira (HDB) e do acervo de Gustavo Capanema localizado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea no Brasil (CPDOC). Para essa análise, foram utilizados como fundamentação teórica: Noiret (2015) referente a transformação do ofício do historiador devido ao uso das ferramentas digitais tendo em vista o acesso, armazenamento e tratamento das fontes; Azevedo et al (2020) sobre as mudanças no processo de desenvolvimento da pesquisa histórica pelo historiador, assim como, os repositórios digitais enquanto espaços de salvaguarda e possibilidades de produções historiográficas; Ragazzini (2021), o qual discute a concepção de fonte enquanto vestígio do passado e o seu papel imprescindível no trabalho do pesquisador. Carvalho, autora do livro “Molde Nacional e Fôrma Cívica”, expõe que fundada em 1924 por um grupo de intelectuais tendo como causa comum o problema da educação nacional, a ABE se constituiu como uma instituição de aglutinação de diversos educadores e interessados em educação, assim como, propôs diferentes eventos, conferências e cursos ao longo de sua atuação até o falecimento do seu principal idealizador, Heitor Lyra da Silva, engenheiro educador. Ressalta-se que a associação atuou em diversas frentes, foi composta por educadores do movimento da renovação educacional no Brasil e se relacionou tanto com organismos nacionais quanto internacionais, respectivamente, como a Escola Politécnica e o Bureau Internacional de Educação por meio de Laura Lacombe, em 1927, e outros membros. A partir da pesquisa nos acervos dos repositórios supracitados tendo em vista as possibilidades de investigações, foram localizadas como oportunidades de desenvolvimento de pesquisas em história da educação com base nas atividades da associação, como a circulação de ideias, história dos intelectuais, história das instituições escolares, história da educação profissional, história transnacional, viagens pedagógicas.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DANTAS, Lidemberg Régis Santos; NETA, Olivia Morais de Medeiros. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE) E O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NACIONAL NA DÉCADA DE 1920.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781611-ASSOCIACAO-BRASILEIRA-DE-EDUCACAO-(ABE)-E-O-PROBLEMA-DA-EDUCACAO-NACIONAL-NA-DECADA-DE-1920. Acesso em: 18/05/2025

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