SER PROFESSOR EM MEADOS DO SÉCULO XX: AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELA REVISTA PEDAGOGIUM

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
SER PROFESSOR EM MEADOS DO SÉCULO XX: AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELA REVISTA PEDAGOGIUM
Autores
  • Anna Gabriella de Souza Cordeiro
  • Maria Inês Sucupira Stamatto
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781385-ser-professor-em-meados-do-seculo-xx---as-representacoes-construidas-pela-revista-pedagogium
ISSN
Palavras-Chave
Palavras-chave: Representações; Impressos; Revista Pedagogium.
Resumo
A profissão docente caracteriza-se pela exposição pública e pela relevância na construção do futuro, por esse motivo, foi e é alvo da vigilância social. Ao longo da História, muito foi falado, escrito e publicado sobre os professores e seu savoir-faire, de modo que críticas e cobranças sempre se fizeram presentes no exercício da profissão, bem como para além dela. Na leitura da terceira fase da revista Pedagogium - editada pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte e voltada para os professores - observou-se várias representações que versavam acerca de como era ser docente, como era realizado seu trabalho na prática e como deveria ser executado. Destarte, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como era ser professor em meados do século XX, a partir das representações contidas na revista Pedagogium entre os anos de 1948 e 1951. As representações, conforme apontou Roger Chartier (2002, 2004, 2009), remetem à forma como o ser humano constrói seu próprio mundo a partir do intelecto, transmutando a realidade em signos socialmente aceitos e compreensíveis ao grupo que se destina. Para o autor, os discursos produzidos e difundidos por meio impresso são representações que devem ser analisadas em três passos: o estudo crítico dos textos, a abordagem da História do documento e a análise das práticas que fomentaram a escrita. Demonstrados os passos da análise empreendida, utilizou-se como fonte histórica dez exemplares da terceira fase da Revista Pedagogium, que foram publicados no período que compreende os anos de 1948 e 1951. A maioria dos artigos publicados na revista foram escritos professores, o que leva a crer que a publicação, conforme exposto na primeira edição, reflete o pensamento e as expressões culturais do magistério do Estado. No tocante a análise das representações, foram observadas duas vertentes, a primeira diz respeito a crítica do trabalho docente, que envolve: a culpa no índice de reprovações, a falta de didática no ensino, a formação deficitária, o não pagamento de dívidas (por não receber o salário) que figura como má conduta, a fraude política nos concursos que colocavam desqualificados no cargo, o uso de batom por parte de uma professora, dentre outras questões curiosas. A segunda remete a romantização e a idealização do trabalho docente, a martirização do profissional em prol do futuro da nação. Em virtude dos textos analisados, verificou-se uma luta no campo das representações acerca do ser docente, por um lado o trabalho é desqualificado, para assim justificar a desvalorização econômica da profissão, por outro lado a exaltação do profissional que pode mudar o mundo com sua prática didática e sua conduta ilibada. Conclui-se que, apesar das representações serem determinadas pelos grupos sociais que as forjam, observou-se no caso dos professores potiguares que as representações por eles produzidas estão a serviço do poder que os culpa pelo fracasso da instrução pública, conforme acontece até os dias hoje.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORDEIRO, Anna Gabriella de Souza; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. SER PROFESSOR EM MEADOS DO SÉCULO XX: AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELA REVISTA PEDAGOGIUM.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781385-SER-PROFESSOR-EM-MEADOS-DO-SECULO-XX---AS-REPRESENTACOES-CONSTRUIDAS-PELA-REVISTA-PEDAGOGIUM. Acesso em: 02/08/2025

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