O NACIONALISMO NA REVISTA DO ENSINO DA PARAÍBA (1937-1942)

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
O NACIONALISMO NA REVISTA DO ENSINO DA PARAÍBA (1937-1942)
Autores
  • Jéssica Rodrigues de Queiroz
  • Simone Vieira Batista
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781265-o-nacionalismo-na-revista-do-ensino-da-paraiba-(1937-1942)
ISSN
Palavras-Chave
Revista do Ensino da Paraíba; Nacionalismo; Estado Novo; Ensino Primário; Professores.
Resumo
O presente texto apresenta um breve resumo de uma pesquisa em processo de desenvolvimento. Objetivando investigar como as publicações da Revista do Ensino da Paraíba, no período de 1937 a 1942, situado no contexto do Estado Novo (1937-1945), se articulavam ao projeto de constituição nacional, por meio da análise das seções destinadas à professores do ensino primário paraibano, divulgadas nos números 15 a 18 da revista. Tendo em vista que, após o golpe de 1937, foi instaurado no Brasil, o primeiro regime ditatorial, que teve como presidente Getúlio Vargas coadjuvado por Francisco Campos e Gustavo Capanema, todos com uma visão que primava pela autoridade, centralização do poder, concepção vertical da sociedade cabendo a elite o papel de moralizar e conduzir o povo a docilidade, rejeitavam a democracia liberal e defendiam a ordem e a segurança nacional (Saviani, 2013). Em consonância com o objetivo proposto para este texto, realizamos uma revisão completa de todas as páginas dos quatro últimos exemplares da revista, nossa fonte de dados e objeto de nossas análises. De acordo com as análises identificamos uma constante de imagens nas capas das revistas ilustradas com prédios escolares e o mapa do estado da Paraíba, além de seções com homenagem a professores primários que exerceram o magistério por várias décadas ininterruptas e a exaltação de personalidades que faziam parte dos órgãos oficiais da época, várias atividades com a temática da bandeira nacional, através de exercícios de prescrição, ditado, cópia de texto, recitação de poesia e análise lexical. Partimos do pressuposto de que para o desenvolvimento do nacionalismo, a Revista do Ensino da Paraíba, por meio de suas seções atuou como suporte ideológico mediante divulgação de textos, conteúdo e orientação teórico-pedagógica específica durante o período de circulação (Biccas, 2008), pois todas as edições foram planejadas, editadas e publicadas em consonância com a finalidade de formar professores de acordo com a proposta nacionalista, uma vez que a manutenção do Estado Novo demandava mudanças nas práticas pedagógicas dos professores (Pinheiro, 2002) e alunos, todos eles formados para serem “cidadãos comprometidos com a nação” (Revista do Ensino, nº 17, 1942, p. 05).
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUEIROZ, Jéssica Rodrigues de; BATISTA, Simone Vieira. O NACIONALISMO NA REVISTA DO ENSINO DA PARAÍBA (1937-1942).. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/781265-O-NACIONALISMO-NA-REVISTA-DO-ENSINO-DA-PARAIBA-(1937-1942). Acesso em: 15/05/2025

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