ACERVO ESCOLAR: PESQUISAS E INVESTIGAÇÕES

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
ACERVO ESCOLAR: PESQUISAS E INVESTIGAÇÕES
Autores
  • Rafael de Souza Pinheiro
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Acervos e fontes para a história da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/779962-acervo-escolar--pesquisas-e-investigacoes
ISSN
Palavras-Chave
Acervo Escolar, História da Educação, Arquivo Escolar.
Resumo
A instituição escolar caracteriza-se como um elemento vivo, de relações e encontro de diferentes sujeitos ao longo do tempo. A escola, assim, tornou-se aporte de importantes pesquisas acadêmicas, pois inúmeros elementos podem ser analisados. O arquivo escolar, objeto desta escrita, é um local de resguardo da vida escolar, contemplados em livros de matrículas, atas, chamadas, livro ponto, regulamentos, cartilhas, normas, boletins, diários de classe e outros registros do cotidiano escolar. Os acervos escolares, tornam-se para a História da Educação importantes possibilidades de investigação e produção de conhecimento. Dessa forma, essas fontes para o pesquisador cultural, caracterizam a cultura material desse espaço histórico e de interação social. Ancorados nos estudos de Cunha (2015), Almeida (2021) e Vidal (2000), é possível perceber que os arquivos escolares constituem-se como fontes históricas, pois estes, caracterizam o cotidiano escolar por meio de diferentes tipos de registros. Para Mogarro (2006, p. 72), as informações contidas nas fontes, podem “reconstruir o itinerário da instituição escolar”. A reconstrução, assim, será possível por meio de salvaguarda e preservação dos arquivos escolares, pois segundo Cunha (2015), são patrimônios educativos. De acordo com Almeida (2021), os arquivos podem ser lembrados como cofres, pois servem como locais de proteção e resguardo da vida escolar. Vidal (2000), aborda em tornar o arquivo vivo, sendo ele inserido dentro da sala de aula, fazendo-o como potencializador do processo didático-educativo. Ainda sobre arquivos vivos, Almeida (2015), caracteriza-os como Arq-Vivos, pois ocorre uma imersão do tempo presente, para o passado através dos vestígios encontrados no espaço escolar. Além de pesquisas acadêmicas, outra forma de visibilizar e difundir os arquivos escolares, se faz pela constituição de centros de memórias, museus escolares e de outros espaços. Esses locais, configuram-se como espaços de guarda, resguardo, de conservação e abrigo dos mais diversos materiais que marcam a vida e a memória escolar. Peres (2019, p. 13) destaca sobre as ações que vão além da inventariação, mas de registros como forma de organização dos arquivos, tendo “a manutenção, o tratamento e a guarda desse artefato da cultura material escolar, transformado em documento na/para a pesquisa de abordagem histórica”. Dessa forma, torna-se necessário a organização dos arquivos e fontes, por meio de ações de resguardo. Essas ações, têm como finalidade a salvaguarda da vida escolar, pois é através dessas ações e dos arquivos encontrados, que se evidenciam as práticas, culturas, a história da instituição, sujeitos e outros momentos diversos desse espaço histórico. Sendo assim, os arquivos tornam-se fragmentos e vestígios de diferentes temporalidades, tornando a instituição escolar um local de investigação e pesquisa.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Rafael de Souza. ACERVO ESCOLAR: PESQUISAS E INVESTIGAÇÕES.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/779962-ACERVO-ESCOLAR--PESQUISAS-E-INVESTIGACOES. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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