A ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886): A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE NORMALISTAS

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
A ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886): A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE NORMALISTAS
Autores
  • Tarsio Paula dos Santos
  • Sandra Elaine Aires de Abreu
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Instituições escolares e política educacional
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/779076-a-escola-normal-de-goias-(1884-1886)--a-proposta-de-formacao-didatico-pedagogica-de-normalistas
ISSN
Palavras-Chave
Escola Normal de Goiás, Formação de normalistas, História da Educação.
Resumo
Este estudo objetiva compreender a proposta de formação didático-pedagógica de normalistas na Escola Normal de Goiás, entre os anos de 1884 a 1886. Para tanto, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, as metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, considerando os estudos de Santos e Abreu (2021), Silva (1975) e Tanuri (2000), e a análise documental, sendo o corpus documental O regulamento do ensino normal de 1884 (GOYAZ, 1884b) e a Ata da 1ª sessão da Congregação da Escola Normal Goiana (GOYAZ, 1884a). O surgimento das escolas normais, espaços institucionalizados de formação de docentes para o ensino primário, no Brasil data da década de 1830. Entre as décadas de 1830 a 1880, as escolas normais brasileiras não tiveram o sucesso esperado, tendo sua trajetória inicial marcada por processos de aberturas, fechamentos, reabertura, além de leis de criações que não saíram do papel. Quanto a formação didático-pedagógica, esta era esvaziada, restrita a uma ou duas cadeiras, sendo elas pedagogia e/ou metodologia, cujas temáticas trabalhadas era o ensino de método de ensino e a legislação educacional (TANURI, 2000). Em Goiás, os debates acerca da escola normal aconteceram entre as décadas de 1830 a 1850, culminando na primeira lei de criação em 1858. Contudo, segundo Silva (1975), essa ação não passou do papel. Em 1882, a escola normal goiana foi (re)criada, por meio da Resolução n. 672/1882 e, em 1884, foi aprovado seu regulamento, o Ato n. 3.374, e efetivada sua instalação no prédio do Liceu goiano (SANTOS; ABREU, 2021). O curso normal goiano estava divido em 3 anos/séries, sendo voltada para moças a partir de 14 anos e rapazes a partir dos 12 anos, e era predominantemente de cultura geral com uma parte reduzida para a formação didático-pedagógica. Esta acontecia a partir das aulas de Pedagogia, Metodologia do 2º ano normal, ministradas 3 vezes na semana entre 1 e 2 da tarde, além também, uma vez por semana, realizadas aulas práticas dirigidas pelo professor de Pedagogia. Estas aulas realizavam-se no âmbito das aulas primárias masculina e feminina anexas, um curso primário, denominadas de escolas práticas, cuja criação era designada pelo Ato n. 3.374/1884 (GOYAZ, 1884b). Quanto ao conteúdo a ser ensinado na cadeira de Pedagogia, tinha-se questões acerca dos princípios da pedagogia (objeto de estudo, importância e dificuldades enfrentadas), legislação educacional, princípios de ordem, educação moral, intelectual e física, psicologia (inteligência e sua evolução) e questões da organização escolar (mobília, higiene escolar e materiais de ensino) (GOYAZ, 1884a). Diante do exposto nesse estudo, pode-se concluir que a Escola Normal de Goiás, em sua primeira instalação entre os anos de 1884 a 1886, tinha uma proposta de formação didático-pedagógica esvaziada e muito curta, e dava-se de maneira corriqueira e superficial, devido ao tempo e a complexidade das temáticas a serem trabalhadas.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Tarsio Paula dos; ABREU, Sandra Elaine Aires de. A ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886): A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE NORMALISTAS.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/779076-A-ESCOLA-NORMAL-DE-GOIAS-(1884-1886)--A-PROPOSTA-DE-FORMACAO-DIDATICO-PEDAGOGICA-DE-NORMALISTAS. Acesso em: 01/10/2025

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