A PARTICIPAÇÃO DO INEP NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMAL NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
A PARTICIPAÇÃO DO INEP NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMAL NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE
Autores
  • Lais Souza da Costa
  • Genylton Odilon Rego da Rocha
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
História e historiografia da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/778321-a-participacao-do-inep-na-organizacao-do-ensino-normal-no-territorio-federal-do-acre
ISSN
Palavras-Chave
Ensino Normal; INEP, Território Federal do Acre.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a participação do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) na organização do Ensino Normal no Território Federal do Acre na década de 1940. A forma metodológica desse caminho percorrido esteve de acordo com a abordagem qualitativa, a partir do método histórico e técnica documental. Dentre os documentos selecionados, temos: os Regulamentos e Decretos, discursos proferidos nos jornais da época, além dos documentos expedidos pelo INEP. Como resultado dessa pesquisa, podemos perceber que participação do INEP começou a se fazer presente a partir da sua inauguração em 1937, funcionava como centro de estudos de todas as questões educacionais, relacionadas com os trabalhos do Ministério da Educação e Saúde (MEC), tendo como diretor, Lourenço Filho. Das suas ações: em 1940, instalada a Biblioteca Pedagógica dentro do INEP; em 1941, o instituto ficou encarregado de organizar cursos para capacitação de professores em várias unidades da Federação, incluindo o Território do Acre; 1944, a criação da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), adotou os Boletins de informações e propaganda técnica para a organização do Ensino Primário e Normal em diversos estados e no Acre. Na década de 1940 tivemos a criação das escolas normais regionais: o Instituto Divina Providência na cidade de Xapury, inaugurado em 1944; em 1946, o Instituto Santa Juliana em Sena Madureira, e o Instituto Santa Teresinha, em 1947 em Cruzeiro do Sul. Essas instituições eram administradas por missionárias, sendo subvencionadas pelo governo com a participação do INEP na organização técnica de funcionamento. No bojo dessas ações podemos perceber de forma mais acentuada o impulsionamento da formação de professores a nível nacional e local, pois tivemos bastante articulação do INEP na promoção do Ensino Normal, como, curso de férias para professores, bolsa de estudos, levantamento da situação das escolas normais, Regulamentação do Ensino Normal do Território Federal do Acre em 1947, e posteriormente, em 1950.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Lais Souza da; ROCHA, Genylton Odilon Rego da. A PARTICIPAÇÃO DO INEP NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMAL NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/778321-A-PARTICIPACAO-DO-INEP-NA-ORGANIZACAO-DO-ENSINO-NORMAL-NO-TERRITORIO-FEDERAL-DO-ACRE. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes