EXPLORANDO O ACERVO DIGITAL DO INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO)

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
EXPLORANDO O ACERVO DIGITAL DO INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO)
Autores
  • HEVERTON LUIS BARROS REIS
  • Olivia Morais de Medeiros Neta
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Acervos e fontes para a história da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/775185-explorando-o-acervo-digital-do-instituto-de-pesquisas-e-estudos-afro-brasileiros-(ipeafro)
ISSN
Palavras-Chave
Acervo digital; Fonte; História da Educação.
Resumo
O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), situado fisicamente na cidade do Rio de Janeiro e digitalmente no site https://ipeafro.org.br/, ergue-se como uma entidade independente, dedicada ao desbravamento do conhecimento, à pesquisa incansável e à preservação documental. Em sua essência, o Ipeafro abraça a missão de tecer uma tapeçaria de valor em torno da história, da memória e das ricas tradições dos povos negros. Em uma dança orquestrada, busca espalhar os saberes negroreferenciados, semeando as sementes do conhecimento sistêmico. Nesse trajeto, a linha do tempo dos povos africanos elaborada pela Professora Elisa Nascimento emerge como uma possibilidade para o ensino das culturas negras e um farol no vasto oceano do aprendizado. O propósito desse relato é contribuir para a divulgação do acervo, enaltecendo os saberes enraizados na negritude, erguendo-se como aliado no ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras em todos os níveis e modalidades de aprendizado. Nesse diálogo íntimo com os conceitos de memória e decolonialidade, mergulhamos no tempo-espaço desse estudo, abraçando a multiplicidade de conhecimentos presentes no acervo. Contudo, não podemos esquecer o legado e a jornada de Abdias Nascimento, cuja criação do Ipeafro reverbera como um eco persistente nas lutas contra o racismo estrutural e epistêmico, um farol que ilumina a trajetória do negro na segunda metade do século XX e ecoa na tapeçaria da atualidade. A questão norteadora aqui é: de que maneira o acervo do Ipeafro se erige como fonte de pesquisa e instrumento de ensino para os estudos negros? Como ele resgata, com vigor, a memória, a história e os saberes entrelaçados nas linhas afrografadas? A metodologia adotada para a construção desta comunicação abrange uma análise histórico-crítica, tomando o Ipeafro como guia teórico e científico. Navegando em águas profundas, em busca de respostas, estamos, de fato, clamando por uma nova narrativa, uma história do negro que se inscreve vibrante na historiografia e no coração do ensino brasileiro.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, HEVERTON LUIS BARROS; NETA, Olivia Morais de Medeiros. EXPLORANDO O ACERVO DIGITAL DO INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO).. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/775185-EXPLORANDO-O-ACERVO-DIGITAL-DO-INSTITUTO-DE-PESQUISAS-E-ESTUDOS-AFRO-BRASILEIROS-(IPEAFRO). Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes