CIENTISTAS, EXPERTS E O CONHECIMENTO COMO FORMA DE AUTORIDADE: O PONTO IV NA AMÉRICA LATINA

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
CIENTISTAS, EXPERTS E O CONHECIMENTO COMO FORMA DE AUTORIDADE: O PONTO IV NA AMÉRICA LATINA
Autores
  • Natália Abreu Damasceno
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/766314-cientistas-experts-e-o-conhecimento-como-forma-de-autoridade--o-ponto-iv-na-america-latina
ISSN
Palavras-Chave
Ponto IV; América Latina; auxílio técnico; educação
Resumo
Este trabalho analisa a dimensão política da atuação de cientistas e experts na aplicação do programa Ponto IV na América Latina. Anunciado em 1949 pelo presidente Harry Truman, o Ponto IV foi um programa de auxílio técnico que contemplou repúblicas latino-americanas, entre outras nações periféricas do mundo. Sob a promessa de superação do “subdsenvolvimento”, tais iniciativas de auxílio técnico mobilizaram agentes que abrangiam desde policymakers e diplomatas, até professores, médicos, enfermeiras, engenheiros, sanitaristas, cientistas políticos, economistas, antropólogos etc. Num complexo emaranhado entre projetos de poder e redes de (re)produção de conhecimento científico, os projetos empreendidos eram majoritariamente educacionais e contemplavam o ensino de técnicas agrícolas, cursos de educação profissionalizante, treinamento de profissionais latino-americanos em universidades dos EUA, formação de professores, elaboração de livros didáticos, instalação de escolas rurais, cursos voltados para a educação em saúde e assim por diante. A partir da análise de relatórios produzidos pelas agências reguladoras do programa, atas de discussões sobre assistência técnica no Congresso dos Estados Unidos e artigos publicados em periódicos científicos da época, constatou-se que, por meio do Ponto IV, os EUA investiram em experts e cientistas que pudessem apurar, mensurar e classificar, a partir de uma lente tecnocrática os problemas e as soluções para a América Latina. Aos olhos de experts e técnicos estadunidenses, as repúblicas da região eram locais de coleta de dados e de projeção de teorias e de pressupostos. Desse modo, os programas de auxílio técnico eram percebidos como veículos de uma ciência estadunidense triunfante e capaz de domar a natureza latino-americana e ordenar os sistemas políticos e socioeconômicos da região, por meio de um capitalismo corporativo “benevolente e socialmente sensível”. Os projetos implementados partiam da premissa de que era preciso “educar” sociedades, mostrar-lhes o caminho para o desenvolvimento a partir de um ideal tecnocrático alinhado aos interesses do capitalismo liberal dos EUA. Para investigar tal caráter pedagógico do Ponto IV, utilizamos o conceito de imperial knowledge, de Ricardo Salvatore (2016), que consiste em um conhecimento científico aplicado extraterritorialmente para dar suporte a projetos de poder de um centro hegemônico, num sistema assimétrico de produção de conhecimento que torna a informação um campo virtual de dominação ratificado pelo saber e pelo domínio da expertise. Assim, entendemos que o Ponto IV, além de ser uma ferramenta ligada aos objetivos econômicos e estratégicos dos EUA em plena Guerra Fria, buscou também consolidar uma autoridade intelectual, moral e científica dos EUA diante dos países latino-americanos por meio de projetos educacionais preocupados em transmitir de formas de viver, pensar, conhecer, produzir e ensinar “bons hábitos” de saúde, higiene e alimentação.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DAMASCENO, Natália Abreu. CIENTISTAS, EXPERTS E O CONHECIMENTO COMO FORMA DE AUTORIDADE: O PONTO IV NA AMÉRICA LATINA.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/766314-CIENTISTAS-EXPERTS-E-O-CONHECIMENTO-COMO-FORMA-DE-AUTORIDADE--O-PONTO-IV-NA-AMERICA-LATINA. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

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