ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM

Publicado em 08/05/2018 - ISSN: 2595-3834

Título do Trabalho
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
  • Paola Melo Campos
  • Júlia Schneider da Silva
  • Claudenilson Da Costa Regis
  • Desconhecido6917
Modalidade
Pôster Eletrônico
Área temática
Avanços no processo de formação e produção científica da Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Data de Publicação
08/05/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cobeon/68125-estrategia-didatica-no-ensino-de-embriologia-para-o-curso-de-enfermagem
ISSN
2595-3834
Palavras-Chave
embriologia, enfermagem, ensino
Resumo
A embriologia é definida como a ciência que estuda o desenvolvimento embrionário. A compreensão do desenvolvimento pré-natal humano é de extrema importância na formação de profissionais da área da saúde. Neste sentido, a Enfermagem se insere como a ciência do cuidar, e sua assistência está relacionada a todos os momentos da vida humana, abrangendo especificidades abordadas na disciplina de embriologia. No entanto, observa- se que o estudo dos conteúdos embriológicos no início dos cursos da área de saúde, é árduo e muitas vezes desestimulante. Motivados pela necessidade de diminuir a distância entre os conteúdos teóricos e a prática clínica da enfermagem, foi desenvolvido o projeto intitulado “Embriologia aplicada”, cadastrado como um projeto de extensão na UFRGS. O objetivo é promover reflexões sobre o conhecimento teórico da embriologia aplicado à prática da enfermagem assistencial. O projeto de extensão conta com quatro alunos do curso de enfermagem do sétimo e oitavo semestres que participam das aulas teóricas de embriologia (que ocorrem no terceiro semestre do currículo), contribuindo com suas vivências práticas, contextualizando a aplicação do conteúdo teórico. Por meio do relato dos alunos, observou-se que essa estratégia tem se mostrado promissora para diminuir a lacuna entre teoria e prática, proporcionando aos alunos uma melhor relação dos conteúdos de embriologia à prática clínica da enfermagem. Também, a aproximação de alunos de diferentes semestres contribui para uma identificação mais sólida com a profissão. Esse modelo de aprendizagem baseado em problemas direciona o aluno para a construção do conhecimento no momento em que é estimulado a explorar a problemática, portanto o conteúdo teórico é mais valorizado, o que potencialmente contribui para uma formação mais integral de todos os alunos. Proporciona também uma identificação com a comunidade, tornando-se assim um grupo mais preparado para atuar e contribuir para o cenário atual da enfermagem obstétrica e neonatal.
Título do Evento
X COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, Paola Melo et al.. ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Anais...Campo Grande(MS) CCARGC, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobeon/68125-ESTRATEGIA-DIDATICA-NO-ENSINO-DE-EMBRIOLOGIA-PARA-O-CURSO-DE-ENFERMAGEM. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes