ESTUDO DE CASO COM UMA PUÉRPERA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM CAMPO GRANDE/MS.

Publicado em 08/05/2018 - ISSN: 2595-3834

Título do Trabalho
ESTUDO DE CASO COM UMA PUÉRPERA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM CAMPO GRANDE/MS.
Autores
  • Patricia Harumi Ueno
  • MARIANA BRITES SANTANA
  • Kelly Mariana Leão Petrutecelli
  • Mayara Ferreira da Silva
  • Gislaine Recaldes de Abreu
Modalidade
Pôster Eletrônico
Área temática
Referenciais teóricos e tecnológicos aplicados no cuidado da Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Data de Publicação
08/05/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cobeon/63816-estudo-de-caso-com-uma-puerpera-no-hospital-universitario-da-universidade-federal-de-mato-grosso-do-sul-em-campo-g
ISSN
2595-3834
Palavras-Chave
Puerpério, estudo de caso, processo de enfermagem
Resumo
Introdução: O estudo de caso é um procedimento utilizado comumente na intervenção clínica com objetivo de compreensão e planejamento para a intervenção. Com isso, o conhecimento teórico é dirigido ao individual e ao particular, em um autêntico ato de “debruçar-se sobre o leito”, o que, etimologicamente, encontra-se presente na palavra clínica. Objetivos: Implementar o processo de enfermagem no cuidado a uma puérpera. Método: Trata-se de um estudo de caso clínico, realizado pelas acadêmicas do curso de enfermagem no sexto semestre de 2015, na maternidade do Hospital Universitário de Campo Grande - MS, utilizando o processo de enfermagem nas suas fases de histórico, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação. Na coleta de dados, foi levantado o histórico da paciente, realizado o exame físico e consulta ao prontuário, com o objetivo de coletar as informações necessárias para identificação dos diagnósticos de enfermagem. Para identificar os diagnósticos foi utilizado o livro Diagnóstico de Enfermagem da Nanda 2015-2017. Resultados: Puérpera no 2º dia pós-parto normal, Gesta 7 Parto 4 Aborto 3, não apresentou nenhuma patologia. Através do estudo de caso, foram levantados os seguintes diagnósticos: Risco de infecção relacionado a mumificação do coto umbilical; Proteção ineficaz relacionado à deficiência na imunidade; Risco de queda relacionado à idade menor que dois anos; Risco de desequilíbrio na temperatura corporal relacionado a exposição a extremos de temperatura ambiental. Após o levantamento dos diagnósticos, foram realizados o planejamento e as intervenções de enfermagem com a paciente. Conclusão: O estudo de caso possibilitou o desenvolvimento da assistência pautada no conhecimento cientifico. Implicações para enfermagem obstétrica: É importante o profissional de saúde conhecer o histórico da paciente, para se atualizar sobre o porquê dos procedimentos realizados no parto. Também é importante que o enfermeiro se atualize quanto a seu conhecimento para uma melhor assistência ao paciente.
Título do Evento
X COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

UENO, Patricia Harumi et al.. ESTUDO DE CASO COM UMA PUÉRPERA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM CAMPO GRANDE/MS... In: Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Anais...Campo Grande(MS) CCARGC, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobeon/63816-ESTUDO-DE-CASO-COM-UMA-PUERPERA-NO-HOSPITAL-UNIVERSITARIO-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DE-MATO-GROSSO-DO-SUL-EM-CAMPO-G. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes