A TRIAGEM PSICOLÓGICA EM UMA CLÍNICA ESCOLA SOB A ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 22/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-137-6

Título do Trabalho
A TRIAGEM PSICOLÓGICA EM UMA CLÍNICA ESCOLA SOB A ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Tamires Benedita Ventura Moreira
  • Tammy Meireles
Modalidade
Resumo
Área temática
Psicologia Clínica
Data de Publicação
22/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cmpcs/129915-a-triagem-psicologica-em-uma-clinica-escola-sob-a-otica-da-terapia-cognitivo-comportamental---relato-de-experien
ISBN
978-85-5722-137-6
Palavras-Chave
Relato de experiência, Teoria Cognitivo-comportamental, Triagem Clínica.
Resumo
O Estágio Supervisionado Básico em Fundamentos da Prática Clínica em Psicologia, consiste na realização da triagem, que serve como porta de entrada para os serviços de atendimentos psicológicos (psicodiagnóstico, orientação profissional, psicoterapia individual e em grupo) e demais especialidades (Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, e etc), na clínica escola. Este estágio tem como intuito aprimorar a escuta dos discentes, aperfeiçoando os seus conhecimentos ao atrelar teoria e prática, e conhecer a prática psicológica. Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre o Estágio Supervisionado Básico em Fundamentos da Prática Clínica em Psicologia, que ocorreu no 7 semestre do curso de psicologia, na clínica escola do UNIVAG-Centro Universitário De Várzea Grande - MT, com base na abordagem cognitivo-comportamental, sendo esta a norteadora das práticas realizadas durante a passagem por este estágio. O objetivo deste relato de experiência é de revelar como ocorreu a prática da triagem, na abordagem cognitivo-comportamental. O referencial teórico que respaldou este trabalho, baseia-se na teoria cognitivo-comportamental desenvolvida por Aaron T. Beck, na década de 60. Esta teoria acredita que a maneira como o sujeito interpreta as informações, influencia em suas emoções e comportamentos, frente as situações do cotidiano. Foram realizados atendimentos semanais individuais com diferentes pacientes (adultos, crianças e adolescentes) com duração de até uma hora por atendimento. Os casos atendidos eram discutidos com a docente orientadora do estágio em supervisões semanais, para auxiliar os discentes na compreensão da queixa trazida pelos pacientes e para planejar o encaminhamento adequado para o caso. A triagem proporcionou a discente a oportunidade de praticar a teoria aprendida em sala de aula, possibilitando o contato direto com o paciente, promovendo um acolhimento daqueles que procuram por atendimento e que possuem a expectativa do profissional auxiliá-lo na compreensão de sua queixa e na solução de seus problemas. Através desta prática foi possível identificar no discurso trazido pelos pacientes, o papel da cognição, e como esta influencia nas atitudes e emoções vivenciadas pelo paciente, tendo um papel importante no sofrimento vivenciado por estes. Mediante tal experiência a estagiária foi capaz de aprender a identificar as queixas trazidas pelos pacientes, compreender a gravidade dos casos atendidos, ou seja, se estes necessitam de urgência ou se podem aguardar na lista de espera. Acredita-se que os objetivos propostos foram alcançados no decorrer de todo o estágio, sendo esta prática a primeira que proporcionou o contato direto da estagiária com o paciente na condição de psicólogo. Através deste relato de experiência, compreende-se a importância da realização dos estágios, não só na clínica escola, mas em diversas áreas que possibilitam a atuação do psicólogo, para que os alunos aprendam não só a teoria dada em sala de aula, mas também como esta funciona na prática.
Título do Evento
I Congresso Mato-Grossense de Psicologia e Compromisso Social & II Encontro Mato-Grossense de Psicologia na Assistência Social
Cidade do Evento
Várzea Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Mato Grossense de Psicologia e Compromisso Social e do II Encontro de Psicologia na Assistência Social
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Tamires Benedita Ventura; MEIRELES, Tammy. A TRIAGEM PSICOLÓGICA EM UMA CLÍNICA ESCOLA SOB A ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do I Congresso Mato Grossense de Psicologia e Compromisso Social e do II Encontro de Psicologia na Assistência Social. Anais...Várzea Grande(MT) UNIVAG, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cmpcs/129915-A-TRIAGEM-PSICOLOGICA-EM-UMA-CLINICA-ESCOLA-SOB-A-OTICA-DA-TERAPIA-COGNITIVO-COMPORTAMENTAL---RELATO-DE-EXPERIEN. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes