A REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA DE HUSSERL E A ONTOLOGIA DE MENEGHETTI APLICADA NO BUSINESS

Publicado em 26/09/2021 - ISSN: 2446-578X

Título do Trabalho
A REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA DE HUSSERL E A ONTOLOGIA DE MENEGHETTI APLICADA NO BUSINESS
Autores
  • Mami Ueno
Modalidade
Resumo
Área temática
Fenomenologia e diálogos interdisciplinares
Data de Publicação
26/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cifp_2021/363187-a-reducao-fenomenologica-de-husserl-e-a-ontologia-de-meneghetti-aplicada-no-business
ISSN
2446-578X
Palavras-Chave
fenomenologia, ontologia, business
Resumo
O presente artigo parte da constatação de que o mundo do business e o mundo material do homem contemporâneo seguem seus caminhos dissociados dos pensamentos e princípios filosóficos. Tal fato evidencia a dissociação e ruptura entre sujeito e objeto, no sentido mais extremo e concreto. Com isso, muitos realizam o business pelo business, o consumismo pelo consumismo, sem um nexo de valor para a subjetividade. Husserl havia constatado essa dissociação em âmbito científico. Essa divisão e dissociação entre objeto e sujeito, deriva do problema na consciência, portanto, no âmbito da psicologia. Husserl constata a necessidade de desenvolver uma nova psicologia, fundada no antropocentrismo, ou seja, no Eu verdadeiro. Para tanto, ele propõe o método da redução fenomenológica, através do processo da “epochè”. Meneghetti dá resposta àquilo que Husserl intuiu e buscou, através das descobertas científicas do campo semântico, monitor de deflexão e Em Si ôntico, formalizou e fundou a ciência da Ontopsicologia. Da Ontopsicologia foi possível refundar a Ontologia. Por fim, o resgate do nexo ontológico entre sujeito-objeto, entre a subjetividade humana e a sua realidade mundana, torna-se possível através da aplicação da redução fenomenológica de Husserl com o método Ontopsicológico. Meneghetti denomina de “processo de abstração” no âmbito da racionalidade ontológica. Tal processo é possível através da compreensão da psicologia do produto (do objeto). Ao fazer a redução fenomenológica com critério ontológico, se colhe a informação que faz mais valor, plus valor de mais ser à subjetividade humana. Daqui, sujeito e objeto se tornam uníssono, seja de quem produz como para quem usufrui. Desse ponto tem-se a possibilidade de desenvolver produtos verdadeiramente de alta qualidade, útil, funcional, belos e criativos que amplia a realização do ser humano conexo com o mundo da vida, ou seja, o nexo ontológico.
Título do Evento
III Congresso Internacional de Fenomenologia & Psicologia e V Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

UENO, Mami. A REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA DE HUSSERL E A ONTOLOGIA DE MENEGHETTI APLICADA NO BUSINESS.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. Anais...Curitiba(PR) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cifp_2021/363187-A-REDUCAO-FENOMENOLOGICA-DE-HUSSERL-E-A-ONTOLOGIA-DE-MENEGHETTI-APLICADA-NO-BUSINESS. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes