CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ADOLESCENTES?

Publicado em 26/09/2021 - ISSN: 2446-578X

Título do Trabalho
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ADOLESCENTES?
Autores
  • Elizabete Aparecida Bragatto Abate
  • Tania Stoltz
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa fenomenológica
Data de Publicação
26/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cifp_2021/362260-contacao-de-historias-para-adolescentes
ISSN
2446-578X
Palavras-Chave
Contação de história; Adolescente; Desenvolvimento.
Resumo
Muitos pesquisadores debruçam-se sobre teorias e definições que os incitam a buscar uma compreensão mais objetiva do período intermediário entre a infância e a vida adulta, a adolescência. Ouvir histórias na infância tem função fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Todavia, essa prática na adolescência tem pouca expressividade e não integra o contexto escolar. Pressupõe-se que a contação de histórias pode ser um percurso significativo e prazeroso para a ampliação de conhecimento e de consciência do adolescente, permitindo lidar com as vivências inconscientes, conceitos e questionamentos da sua realidade objetiva. O estudo investigou a percepção de adolescentes sobre a contação de histórias na adolescência. Participaram 31 jovens, entre 15 e 19 anos, residentes em Curitiba, estudantes do ensino médio e integrantes de um programa “Menor Aprendiz”. Trata-se de um estudo misto, cuja coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, desenho, diário de campo e grupos focais, todos norteados pela questão: Como foi participar das rodas de contação de histórias? A intervenção consistiu em cinco encontros de contação de histórias, de diferentes gêneros literários, com frequência de uma hora semanal. Nos questionários, a partir de estatística descritiva, notou-se o interesse de 96,43% dos adolescentes em participar das rodas e para 82,14% os ajudou a pensar sobre si mesmos. A análise de conteúdo levou à identificação de dois núcleos de significação: a imaginação motivada pelas oportunidades; a imaginação, as emoções e a reflexão na organização do si mesmo. Nos desenhos e sentimentos gerados observou-se que os adolescentes vivenciaram a experiência e fizeram conexão com suas próprias vidas, onde emoções e imaginação propiciaram a reflexão de si mesmos. Há indicativos de que a contação de histórias, mediada por relações sociais, auxilie o desenvolvimento de adolescentes, despertando neles questões que podem mudar a maneira de pensar e encarar a vida.
Título do Evento
III Congresso Internacional de Fenomenologia & Psicologia e V Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABATE, Elizabete Aparecida Bragatto; STOLTZ, Tania . CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ADOLESCENTES?.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. Anais...Curitiba(PR) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cifp_2021/362260-CONTACAO-DE-HISTORIAS-PARA-ADOLESCENTES. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes