FORMAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA-ANTROPOLÓGICA DE EDITH STEIN

Publicado em 26/09/2021 - ISSN: 2446-578X

Título do Trabalho
FORMAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA-ANTROPOLÓGICA DE EDITH STEIN
Autores
  • Beatriz Oliveira Menegi
  • BRUNA ALVES SCHIEVANO
  • Tommy Akira Goto
Modalidade
Resumo
Área temática
Contribuições da fenomenologia para a educação
Data de Publicação
26/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cifp_2021/361626-formacao-humana-e-formacao-profissional-sob-a-perspectiva-da-fenomenologia-antropologica-de-edith-stein
ISSN
2446-578X
Palavras-Chave
fenomenologia; pedagogia; Husserl; método fenomenológico
Resumo
A denominada “crise das ciências” pelo filósofo Edmund Husserl ainda no século XX, afetou o mundo moderno em inúmeras esferas da vida humana, dentre elas a educativa. Desde então, a “crise” também tem atingido cada vez mais os projetos e métodos que tangem o processo de formação profissional, construídos desde a égide estrutural-funcional, cuja base está na transmissão de informações em uma lógica enciclopédica que valoriza metas meramente cognitivas, mas que deixa de lado a formação humanística do sujeito humano. Retomando a crítica fenomenológica de Husserl, a proposta de pesquisa visa compreender como a concepção fenomenológica da formação humana pode ressignificar a formação profissional atual, a partir da perspectiva da filósofa Edith Stein. A pesquisa será desenvolvida como teórico-bibliográfica, recorrendo as principais ideias e conceitos de Stein sobre o tema da formação. A filósofa na sua análise fenomenológico-antropológica identificou que fenômeno da formação está diretamente relacionado com a estrutura complexa da pessoa humana, síntese harmônica de seu corpo, psique e espírito. Especificamente, acerca da formação humana, Stein enfatizou que essa deve ser integral, compreendendo-se em um movimento contínuo e de atualização das potências da pessoa humana, e não apenas como a posse externa de conhecimentos. Assim, cogita-se que orientação pedagógica de cunho fenomenológico estará fundamentando o ato educacional na formação da pessoa e, para isso, deve ir além do ensino teórico e prático de certos conteúdos, mas implicando a pessoa em uma formação global de suas vivências que envolva suas disposições corporais, psíquicas e espirituais. A formação profissional, como processo formativo-educacional não pode ser compreendida como algo encerrada, exterior, objetivada, informativa e tecnicista, mas sim como algo um fenômeno propriamente humano, subjetivo e que deve ser continuamente repensado em função das transformações de sua presença no mundo.
Título do Evento
III Congresso Internacional de Fenomenologia & Psicologia e V Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENEGI, Beatriz Oliveira; SCHIEVANO, BRUNA ALVES; GOTO, Tommy Akira. FORMAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA-ANTROPOLÓGICA DE EDITH STEIN.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. Anais...Curitiba(PR) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cifp_2021/361626-FORMACAO-HUMANA-E-FORMACAO-PROFISSIONAL-SOB-A-PERSPECTIVA-DA-FENOMENOLOGIA-ANTROPOLOGICA-DE-EDITH-STEIN. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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