(RE) PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES.

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
(RE) PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES.
Autores
  • Georgia Bezerra Gomes
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada - Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente. Coordenação: Profa. Dra. Márcia Barbosa de Sousa
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/237312-(re)-pensando-a-formacao-continuada-de-professores-iniciantes
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Professor Iniciante. Formação continuada. Políticas públicas. Educação Básica.
Resumo
Pesquisas recentes indicam que estudos sobre a formação de professores iniciantes precisam ser ampliados no Brasil e que esta temática merece destaque já que interfere diretamente no desenvolvimento da profissão docente. Este estudo objetiva discutir sobre a formação do professor iniciante e investigar quais políticas públicas têm sido pensadas para subsidiar a prática docente no início de carreira na educação básica. Utiliza-se da abordagem qualitativa, de caráter exploratório, do tipo revisão de literatura tendo como subsídios teóricos importantes na área e a análise de artigos publicados na base de banco de dados Biblioteca Eletrônica Científica Online - SciELO. Os resultados indicam a necessidade da construção de políticas públicas que favoreçam os profissionais que estão iniciando a carreira para além do tempo institucional, mas como um processo constituinte e complexo que necessita ser desenvolvido ao longo da docência. Foi possível enumerar políticas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, bem como iniciativas nos municípios de Sobral/CE, Jundiaí/SP e Campo Grande/ MS, que possuem o intuito de aperfeiçoar a formação docente. Considera-se a relevância de ampliar os estudos e políticas a fim de contribuir para que esses profissionais exerçam a docência de forma reflexiva, cuidadosa e comprometida consigo, com seus alunos e com a instituição.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Georgia Bezerra; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. (RE) PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES... In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/237312-(RE)-PENSANDO-A-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-INICIANTES. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes