RESIDENCIA PEDAGOGICA: AS EXPERIÊNCIAS SOBRE AS REGÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
RESIDENCIA PEDAGOGICA: AS EXPERIÊNCIAS SOBRE AS REGÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ
Autores
  • John Lenno Silva De Sousa
  • Tauvânio Albino Miranda
  • Regilany Paulo Colares
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/237273-residencia-pedagogica--as-experiencias-sobre-as-regencias-de-educacao-ambiental-na-escola-dr-brunilo-jaco
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Educação ambiental, Relato, Escola.
Resumo
O presente trabalho busca trazer o relato de experiência de bolsistas do Programa Residência Pedagógica-RP, que é vinculado a CAPES, do subprojeto Biologia/Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). As atividades do programa foram desenvolvidas na Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada no município de Redenção-CE, assim como as regências em sala de aula. A escola situa-se numa região próxima a área de proteção ambiental da Serra de Baturité, que é delimitada na cota de 600m acima do nível do mar, por esse motivo foi escolhido uma temática que estivesse relacionada a essa questão. O objetivo das aulas foi aproximar os alunos da realidade, no que diz respeito ao meio ambiente de forma geral e de modo simultâneo contribuir para a formação dos bolsistas residente, apresentado temas de relevância para a sociedade local. As regências ocorreram em diversas turmas da escola campo, com aulas direcionadas para o contexto local. Após as regências os alunos fizeram o registro da região por fotos e cartazes, mostrando a degradação desta região. Com a realização do trabalho foi possível despertar o interesse dos educandos por esse tema, corroborando assim, para uma melhor compreensão com o meio em que os mesmos estão inseridos.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, John Lenno Silva De; MIRANDA, Tauvânio Albino; COLARES, Regilany Paulo. RESIDENCIA PEDAGOGICA: AS EXPERIÊNCIAS SOBRE AS REGÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/237273-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--AS-EXPERIENCIAS-SOBRE-AS-REGENCIAS-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL-NA-ESCOLA-DR-BRUNILO-JACO. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes