TESSITURA TEÓRICO-PRÁTICA: O POTENCIAL FORMATIVO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
TESSITURA TEÓRICO-PRÁTICA: O POTENCIAL FORMATIVO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Autores
  • Antonio Jhonata De Oliveira Lima
  • MICHELLA RITA SANTOS FONSECA
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/237018-tessitura-teorico-pratica--o-potencial-formativo-do-estagio-em-gestao-educacional
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Formação de pedagogos, Estágio em Gestão, Experiência teórico-prática
Resumo
A pesquisa em questão é fruto das experiências teórico-práticas advindas do Estágio em Gestão Educacional nos Países da Integração, do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE), desenvolvido ao longo do semestre 2019.2, em uma escola da rede pública estadual localizada na região do Maciço de Baturité (Ceará). Por entender que o estágio supervisionado em gestão se configura de modo diferenciado dos estágios em docência, o texto objetiva analisar como o estágio em gestão educacional contribui para a formação de pedagogos, bem como, compreender quanto os fundamentos do estágio supervisionado, a troca de aprendizados na escola-campo e as análises dessa auxiliam a edificar uma práxis e uma identidade profissional na perspectiva da atuação do pedagogo no espaço da gestão escolar. Desse modo, adotamos a metodologia da observação-participante, o uso do caderno de campo e entrevistas roteirizadas para coletar os dados do trabalho, que tem a definição de qualitativo, de caráter explicativo e descritivo. O resultado desse aponta para o estágio supervisionado como momento dotado de potencialidade de formação para o pedagogo no desempenho das atividades de direcionamento da instituição escolar frente ao cargo da gestão, definindo noções básicas para o trato com o modelo democrático, a postura profissional do gestor, a pesquisa no contexto da gestão e a inserção da interculturalidade na escola a partir da gestão.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Antonio Jhonata De Oliveira; FONSECA, MICHELLA RITA SANTOS. TESSITURA TEÓRICO-PRÁTICA: O POTENCIAL FORMATIVO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/237018-TESSITURA-TEORICO-PRATICA--O-POTENCIAL-FORMATIVO-DO-ESTAGIO-EM-GESTAO-EDUCACIONAL. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

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