A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
  • Heverton Carlos Linhares Pereira
  • Ana Paula Martins Farias Vasconcelos
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada - Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente. Coordenação: Profa. Dra. Márcia Barbosa de Sousa
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/236981-a-comunicacao-como-estrategia-didatica-no-processo-de-ensino-aprendizagem
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Concepções de Didática. Docência na Educação Básica. Comunicação.
Resumo
O estudo resulta das discussões erguidas na disciplina Didática Geral, do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática do Instituto de Formação de Educadores (IFE), unidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Teve como objetivo investigar concepções de didática de dois docentes da educação básica, tendo em vista entender se a comunicação em sala de aula pode se tornar uma estratégia didática. A metodologia foi ancorada na abordagem qualitativa, sendo o instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados mostram que a concepção de didática de ambos os professores diz respeito a metodologias que possam conquistar a atenção e o interesse dos alunos quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Mostram também que o processo de comunicação que os docentes utilizam em sala de aula inclui o debate, tendo em vista deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Na perspectiva de um arremate do texto, finaliza-se com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporânea exige, principalmente no que tange ao entendimento do papel da comunicação no desenvolvimento da aula, de forma que o debate entre professor e alunos favoreça o processo de ensino-aprendizagem.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Heverton Carlos Linhares; VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/236981-A-COMUNICACAO-COMO-ESTRATEGIA-DIDATICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes