METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UFC

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UFC
Autores
  • Nirleide Saraiva Coelho
  • YANE RABECH DE SENA RODRIGUES
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional - Discutir sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional, considerando a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação. Coordenação: Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/236646-metodologias-ativas-na-disciplina-de-planejamento-e-orcamento-publico-do-curso-de-ciencias-contabeis-ufc
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Metodologias Ativas, Ciências Contábeis, Disciplina.
Resumo
A disciplina de Planejamento e Orçamento Público é ofertada como obrigatória no 6ºsemestre do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará. A matéria trata de diversos aspectos relacionados à área pública, como os instrumentos de planejamento, orçamento público, despesas e receitas. Durante o semestre de 2019.2, foi aplicada uma prática nova no processo de aprendizagem, conhecida como Metodologias Ativas, que são mecanismos didáticos que colocam o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento. O objetivo da pesquisa é investigar junto aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis, da Instituição de Ensino Superior UFC, no semestre de 2019.2, a melhoria da absorção de conhecimento da disciplina a partir do uso das metodologias de ensino usadas em sala de aula. A metodologia classifica-se como qualitativa e descritiva com a análise dos dados coletados com a aplicação de um questionário com os alunos que estavam cursando a disciplina. Concluiu-se que 68, 3% dos alunos acreditam que a metodologia ativa em conjunto com a tradicional contribuiu mais para a compreensão do assunto do que a mera abordagem tradicional que obteve 7,3% enquanto os outros 24,4% acreditam que a metodologia ativa sozinha já seria satisfatória.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Nirleide Saraiva; RODRIGUES, YANE RABECH DE SENA. METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UFC.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/236646-METODOLOGIAS-ATIVAS-NA-DISCIPLINA-DE-PLANEJAMENTO-E-ORCAMENTO-PUBLICO-DO-CURSO-DE-CIENCIAS-CONTABEIS-UFC. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes