METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores
  • João Guilherme Nunes Pereira
  • Rafaela Fernandes Pereira
  • GLAUCIVANIA LEITE DE ARAÚJO
  • MARILENE RODRIGUES MONTEIRO
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/236619-metodologias-ativas-aplicadas-em-reacoes-quimicas-no-ensino-medio--uma-abordagem-didatica-desenvolvida-no-estagio
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Aprendizagem, Ensino, Instrução por Pares, Metodologias Ativas, Reações Químicas.
Resumo
Este estudo foi desenvolvido pelos alunos autores e pela professora orientadora da disciplina de Estágio I, do curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Maracanaú, que após estudos acerca das Metodologias Ativas de aprendizagem, e movidos por sua curiosidade, resolveram utilizar o método de Instrução por Pares em seu estágio através do conteúdo de Reações Químicas. Os pressupostos surgiram a partir das dificuldades em que a maioria dos estudantes se encontra a respeito da compreensão e interpretação das Reações Químicas, referindo-se aos conceitos básicos envolvendo: balanceamento, classificação e nomenclatura dos compostos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de Maracanaú (CE), tem cunho qualitativo descritivo, com base em um estudo de caso, tendo sido feita a abordagem em uma turma do 1° ano do Ensino Médio. A princípio, houve a exposição do conteúdo de Reações Químicas através da metodologia ativa de Instrução por Pares, havendo também em um segundo momento durante a prática pedagógica a aplicação de um questionário, com intuito de se conhecer os impactos causados por esta metodologia em sua aprendizagem do conteúdo de Reações Químicas. Concluiu-se que os resultados tanto no campo do ensino quanto no da aprendizagem foram positivos. A pesquisa também demonstrou que os alunos mostraram interesse em métodos ativos de aprendizagem.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, João Guilherme Nunes et al.. METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS EM REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/236619-METODOLOGIAS-ATIVAS-APLICADAS-EM-REACOES-QUIMICAS-NO-ENSINO-MEDIO--UMA-ABORDAGEM-DIDATICA-DESENVOLVIDA-NO-ESTAGIO. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes